A empresa Águas Públicas da Serra da Estrela lançou hoje, Dia Mundial da Água, a campanha : “É imperativo fazer mais” nos concelhos de Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia com a colocação de outdoors, com três verbos no imperativo, seguidos do sinal +: Poupa +, Investe +, Reduz +.
A inicitiva tem associada a imagem de um cubo de Rubik com a face frontal completa e em que as restantes 5 faces estão ainda com as cores misturadas
Com a a imagem, a entidade gestora das Águas Públicas da Serra da Estrela pretende mostrar que, “apesar do caminho percorrido, ainda há muito trabalho pela frente e por fazer”.
A face completa do cubo simboliza a criação da APdSE pelos Municípios de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia, como primeiro passo para a profissionalização do setor, na procura de maior eficiência e qualidade dos serviços.
“Essa parte está concluída e, após três anos, os resultados da qualidade de serviço e reporte de contas demonstram ter sido uma aposta certa”, assegura a empresa.
Em entrevista conjunta à Rádio Boa Nova e Rádio Antena Livre de Gouveia, Carlos Filipe Camelo, Diretor Geral da Águas Públicas da Serra da Estrela, fez a apresentação da campanha.
Campanha: “imperativo fazer mais”
A Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) é uma empresa intermunicipal de capitais exclusivamente públicos criada pelos Municípios de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia para a gestão do sector de água e saneamento.
Portugal conheceu, nas últimas três décadas, uma evolução notável ao nível dos serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais, pela exigência de serem essenciais à saúde pública, ao desenvolvimento económico, à sustentabilidade ambiental e ao bem-estar dos cidadãos, constituindo-se como grandes prioridades da Humanidade, constando, inclusive, da Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Os desafios do futuro próximo do sector centram-se na garantia da sua sustentabilidade a longo prazo e outros que advêm de reptos decorrentes das alterações climáticas, a escassez hídrica, a degradação da qualidade das massas de água, o maior risco de ocorrência de inundações, a necessidade de controlo dos poluentes emergentes e a necessidade de maior circularidade e valorização ambiental e territorial dos serviços.
Foi neste contexto que foi publicado o novo plano estratégico: – Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030), documento que traça as grandes linhas gerais orientadoras do setor para a próxima década e que apela ao alinhamento de todos os seus atores, numa convergência de esforços e de ambição, assentando em objetivos estratégicos globais que se colocam aos serviços, em termos de: a) eficácia; b) eficiência c) sustentabilidade e de d) valorização económica, ambiental e societal.
É também neste contexto que a APdSE lança neste Dia Mundial da Água a sua campanha de comunicação “imperativo fazer mais”.
O logótipo da campanha é um cubo de Rubik com a face frontal completa e em que as restantes 5 faces estão ainda com as cores misturadas, com esta imagem pretende-se mostrar que, apesar do caminho percorrido, ainda haver muito trabalho pela frente e por fazer. A face completa do cubo simboliza a criação da APdSE pelos Municípios de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia, como primeiro passo para a profissionalização do setor, na procura de maior eficiência e qualidade dos serviços, essa parte está concluída e, após 3 anos, os resultados da qualidade de serviço e reporte de contas demonstram ter sido uma aposta certa.
O “imperativo fazer mais” vem da necessidade de continuar a trabalhar mais alcançar os objetivos em ações que dependem não só das entidades gestoras, como a APdSE, como também dos próprios consumidores, assim, todos os elementos da campanha são compostos por um verbo no imperativo acompanhado por um sinal de “mais” que significa não só a positividade como a necessidade.
Nesta primeira fase da campanha serão utilizados os verbos:
– poupa +: a escassez de água, em muito devido às alterações climáticas, levou a uma alteração do perfil de consumo dos clientes nos últimos anos, as pessoas estão a gastar mais água da rede pública de abastecimento (aumento de cerca de 4% ao ano) sendo que a maioria desse aumento tende a ser justificado com uso para fins que não são o de consumo humano, por exemplo regas, esse facto pode ser facilmente explicado pela diminuição de caudais das suas captações privadas. Pretende-se com este verbo apelar à consciente utilização dos recursos hídricos.
– investe +: a APdSE fez um investimento de cerca de 7 milhões de euros nos últimos três anos, esse investimento permite melhorar a qualidade das massas de água através da extensão de rede de recolha de efluentes; da construção de ETARs para um tratamento mais eficiente das águas residuais; a aquisição de veículos de limpeza/desobstrução que permitem uma manutenção regular das soluções de fossas individuais ainda existentes; a construção de extensões de rede de abastecimento de modo a garantir a qualidade do abastecimento de água (que em 2023 foi de 99,98%);
– reduz +: a APdSE tem apostado na melhoria da qualidade do serviço, nos primeiros anos de ação reduzimos as perdas de água em cerca de 14% o que nos permite poupar cerca de meio milhão de metros cúbicos de água anualmente (500 milhões de litros), a APdSE continua a trabalhar e investir no sector da eficiência de modo a reduzir ainda mais as perdas de água.
– sabe +: um dos problemas do sector da água e saneamento é não saber valorizar a água e o serviço, para combater esse défice de informação a APdSE está já a efectuar ações de formação/sensibilização juntos dos diversos estabelecimentos de ensino dos concelhos de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia.
O futuro chegou e é imperativo fazer mais.