Realizou-se, no passado dia 3 de julho, no Centro de Formação Profissional de Coimbra, uma ação de sensibilização sobre incêndios rurais, dirigida aos presidentes de Juntas de Freguesia da Região de Coimbra. A sessão, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, teve como objetivo contribuir para a diminuição dos comportamentos de risco durante o período mais favorável à ocorrência de incêndios rurais.
A sessão abordou temas como a problemática dos incêndios rurais na Região de Coimbra; o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais; o perigo de incêndio rural e as suas condicionantes; o papel da Guarda Nacional Republicana nas ações de prevenção e fiscalização; a identificação e investigação de incêndios intencionais e, ainda, o papel das Equipas de Sapadores Florestais nas ações de vigilância e 1ª intervenção.
Dada a proximidade das juntas de freguesia com o cidadão, esta ação teve como objetivo “reforçar a capacitação dos autarcas de freguesia para as boas práticas a adotar nos espaços florestais, nomeadamente no uso do fogo e na utilização de equipamentos mecânicos”.
Esta é uma ação que “tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos e que tem contribuído para a diminuição do número de ignições no território da CIM Região de Coimbra, a par de outras ações desenvolvidas por outras entidades que integram o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais”.
A ação de sensibilização contou com a participação do Vice-Presidente do Politécnico de Coimbra e Professor na Escola Superior Agrária de Coimbra, José Gaspar, bem como representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da CIM Região de Coimbra, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia Judiciária e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.