A Festa da Castanha de Aldeia das Dez animou, este domingo (16), o Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira. Pese embora o mau tempo que se fez sentir ao longo de todo o dia, “a boa castanha assada” e o “bem receber” fizeram a delícia dos visitantes.
Com um número de expositores reduzido, o evento cumpriu o programa da 21.ª edição da Festa da Castanha, com destaque para a animação cultural e a promoção das iguarias gastronómicas, muito em particular das castanhas assadas nos carrinhos a cargo das associações locais. A realização do tradicional magusto na caruma ficou comprometido devido à chuva forte.


Ainda assim, Joana Alves, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez faz um balanço positivo do certame. “Tivemos alguns expositores que foram embora, porque tivemos uma grande tempestade, mas dentro do possível, correu bem. Há castanha assada da boa e muita comida”, referiu à Rádio Boa Nova.
Ontem, foi também dia de apresentação do recém criado grupo “Cordas da Aldeia” de que a própria autarca faz parte. Também a Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez e o Rancho Folclórico Camponesas do Alva animaram o evento. Novidade foi a presença do “Entrudo”, da Aldeia de Aigra Nova (Góis), convidada para participar no certame. “Não desistem, andam aqui à chuva”, sublinhou Joana Alves.



O concurso de Sopas da Castanha também se realizou com a participação de cinco sopas a concurso, sendo este também um momento muito aguardado.
Ainda que não tenha sido possível atrair as enchentes de outros anos ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, o ex-líbris da freguesia, Joana Alves é uma autarca satisfeita pela realização do evento.
A Festa da Castanha é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Rede das Aldeias do Xisto.
































