A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou uma operação de fiscalização, através da Brigada Especializada de Vinhos e Produtos Vitivinícolas da Unidade Regional do Centro, direcionada à produção e comercialização de produtos vitivinícolas, nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Anadia.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ASAE refere que “como resultado da ação, foram apreendidos, num operador económico, um total de 3.503 litros de produtos vitivinícolas – 1.107 litros de vinho branco, 1.339 litros de vinho tinto e 1.057 litros de vinho rosé, cuja rotulagem omitia indicações obrigatórias, incluindo ainda menções não permitidas, e que se encontravam engarrafados e rotulados para serem introduzidos no mercado”.
Adianta que “foram igualmente apreendidos 81.000 rótulos para utilização, tendo sido instaurado o respetivo processo de contraordenação”
Noutro operador, a ASAE instaurou um processo-crime, “por adição de ácido cítrico a gin, tendo sido apreendidos 1.330 litros, constando ainda na rotulagem do produto, a referência ao ácido cítrico, não permitido por lei, e confirmado numa análise laboratorial efetuada no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE”, é referido no mesmo comunicado.