A Iniciativa Liberal (IL) apresentou os seus candidatos pelo círculo eleitoral de Coimbra às Eleições Legislativas de 18 de maio. O evento decorreu numa sessão pública no Café Santa Cruz, espaço emblemático da cidade que reuniu dezenas de membros e simpatizantes do partido.
Após a apresentação, uma comitiva da Iniciativa Liberal – Coimbra percorreu várias ruas da Baixa da cidade – incluindo a Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges e Largo da Portagem – momento em que os candidatos contactaram e deram a conhecer as suas ideias à população. A ação terminou no Festival das Sopas, no Terreiro da Erva, simbolizando a ligação dos candidatos ao tecido social e cultural da cidade.
A Iniciativa Liberal apresenta-se às eleições de 18 de maio com a ambição de eleger, pela primeira vez, um deputado pelo distrito de Coimbra, “trazendo uma nova energia, mais liberdade e mais futuro para a região”.
A lista é liderada por Catarina Graveto, médica de 31 anos, e Celso Monteiro, professor de 22 anos, o que evidencia “a aposta clara do partido em perfis jovens, qualificados e com fortes ligações aos vários concelhos do distrito”. A lista da IL é composta por 14 candidatos, que representam quase todos os concelhos do distrito de Coimbra e que têm formação e experiência em áreas como a medicina, tecnologia, ensino, psicologia, setor empresarial e associativo.
Durante a sessão, Catarina Graveto sublinhou que este é um desafio que quer vencer: “hoje, estamos aqui reunidos porque acreditamos que o futuro de Portugal não está escrito. Está nas nossas mãos. Começa agora, começa aqui, começa em Coimbra. Aceitei o desafio de liderar a candidatura da Iniciativa Liberal por Coimbra nestas legislativas porque nunca fui pessoa de me conformar, sem pelo menos tentar ser parte da solução”.
“Para termos futuro, temos de ter algo muito simples: liberdade para viver melhor. Liberdade para ter esperança. Liberdade para não sermos forçados a abandonar o nosso país. Liberdade para podermos escolher viver a vida que quisermos, na nossa comunidade, na nossa casa, na terra que nos viu crescer”, acrescentou.
Celso Monteiro, segundo na lista e coordenador do Núcleo Territorial de Coimbra, destacou a urgência de “libertar Coimbra da resignação”: “Sou um cidadão inconformado, que se recusa a assistir de braços cruzados ao desperdício de talento, ao sufoco fiscal e à estagnação que há décadas empobrecem o nosso distrito e o nosso país. Chegou a hora de libertar Coimbra da resignação”.
“A Coimbra que eu quero é uma Coimbra que lidera. Lidera na educação, na investigação, na economia. Uma Coimbra que atrai empresas, que valoriza os seus profissionais, que retém os seus jovens. Uma Coimbra livre, viva, competitiva. Não estamos aqui para fazer número. Estamos aqui para fazer história. Vamos à luta, com coragem, com ideias e com paixão”, disse ainda Celso Monteiro.
Manuel Soares, terceiro na lista e coordenador do Núcleo Territorial da Figueira da Foz, reforçou o apelo à mudança com proximidade e autenticidade: “Não prometamos o que não podemos cumprir. Deixemos a política superficial para quem vive do bloco central. Mostremos que somos feitos de outra matéria, que viemos para fazer a diferença e não procuramos tachos. Mostremos o que é ser verdadeiramente um Liberal”.
Lista completa de candidatos da Iniciativa Liberal por Coimbra:
Catarina Graveto, 31 anos, Médica
Celso Monteiro, 22 anos, Professor
Manuel Soares, 43 anos, Diretor Geral e Executivo de Empresas
Bertina Rocha, 51 anos, Enfermeira
Pedro Rodrigues, 21 anos, Estudante Universitário
Guilherme Figueiredo, 25 anos, Estudante Universitário
Ana Mendes Carvalho, 19 anos, Estudante Universitária
Henrique Alves Primo, 34 anos, Programador de Software
Miguel Barreira, 35 anos, Biólogo
Otília Carvalho, 66 anos, Investigadora
Carolina Rouxinol, 22 anos, Estudante Universitária
João Pedro Santos, 43 anos, Corretor Comercial
Bárbara Flores, 27 anos, Psicóloga
João Pedro Cardoso, 27 anos, Engenheiro Eletrotécnico