Esta manhã, em declarações à Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo deixou uma “palavra de serenidade”, pois a situação estava “controlada” no concelho, no que diz respeito a incêndios florestais.
“Ontem foi um dia difícil”, afirmou o presidente do Município de Oliveira do Hospital, garantindo que as situações em Fiais da Beira e em Seixas estão calmas a controladas”.
Deu conta de que “durante a noite, os bombeiros tiveram muito trabalho”. “Houve um reacendimento noturno nos Fiais que foi logo atacado. Houve outro nas Seixas que também foi logo atacado”, explicou. Segundo o autarca, “durante a noite houve uma ocorrência entre Lagares da Beira e Meruge que também foi logo atacada”. Questionado se as ignições se tratavam de projeções de outros fogos, José Francisco Rolo afirmou: “não me parece que tenham sido”, pois seria difícil as projeções chegarem “àquela área geográfica”.
Relativamente ao foco de incêndio em Negrelos na tarde de ontem, e que rapidamente foi resolvido, o presidente confirmou que “há uma investigação a decorrer” e que há um “suspeito”. Segundo o que a Rádio Boa Nova apurou, populares viram um homem suspeito na zona onde começou a ignição. Tentaram localizá-lo mas este terá fugido sem deixar rasto. “As pessoas foram inquiridas sobre esse suspeito e aplaudo essa medida”, disse, defendendo a existência de “penas mais pesadas” para incendiários.
José Francisco Rolo dirigiu palavras de agradecimento à Proteção Civil, Bombeiros e GNR que se têm mantido “em alerta e a vigiar o concelho”. Agradeceu o “empenho e o profissionalismo na resposta”. “Os bombeiros estão no terreno a vigiar Fiais da Beira e Seixas”, deu conta.
O autarca deixou, ainda, uma palavra de solidariedade para com a corporação de Vila Nova de Oliveirinha perante esta “situação dolorosa de perda de vidas”.