O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital viu aprovada a candidatura à instalação de um Centro Tecnológico Especializado (CTE) na área das Energias Renováveis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O espaço no valor de 1,1 milhões de Euros deverá estar concluído e pronto para ser utilizado no próximo ano.
A “boa notícia” foi partilhada, esta manhã, na Rádio Boa Nova pelo diretor do AEOH, Carlos Carvalheira que assim assiste à modernização do espaço escolar. O futuro Centro Tecnológico Especializado vai resultar da “reformulação de dois edifícios: os pavilhões K e H num único edifício” e vai contar com equipamentos tecnológicos no âmbito das energias renováveis. “O AEOH vai ser dotado de uma infraestrtutura do mais moderno que existe”, referiu satisfeito.
O AEOH entrou na corrida aos Centros Tecnológicos Especializados por via do curso profissional de Energias Renováveis que está em funcionamento há três anos. “Decidimos candidatar-nos”, contou Carlos Carvalheira, notando que o processo de candidatura foi “difícil”, mas foi bem sucedido.
Agora, o financiamento de 1,1 milhões de Euros vai permitir ao AEOH “adequar um espaço com laboratórios indispensáveis para a prática pedagógica”.
“Vamos ter que adquirir uma panóplia de equipamentos que poderão e deverão ser utilizados também por outros alunos”, avançou Carlos Carvalheira contando que está prevista a compra de computadores com valor estimado entre os seis mil e os oito mil euros. “Vamos ter o melhor material para esta área”, assegurou.
Na Rádio Boa Nova, o responsável disse esperar que, no início do próximo ano letivo, seja lançado o concurso público que poderá ser de âmbito internacional atendendo à tecnologia que ali vai ser instalada. Estima que o CTE esteja concluído em 2025 e pronto para a sua utilização.
“O AEOH vai ficar dotado de uma infraestrutura do mais moderno que existe”, assegurou.A modernização do espaço escolar é uma das apostas de Carlos Carvalheira que, também, está preocupado em dotar as escolas com melhores condições de segurança. Para o efeito e com o apoio do Crédito Agrícola, o AEOH procedeu à aquisição de quatro desfibrilhadores que vão ficar instalados nas escolas da Cordinha, Lagares da Beira, Ponte das Três Entradas e escola sede de Oliveira do Hospital.
Para o efeito está a ser dada formação a cerca de três de dezenas de técnicos operacionais e professores para o manuseamento dos equipamentos, em caso de necessidade.
Hoje, Carlos Carvalheira deu conta da dimensão da comunidade escolar no concelho, e sobretudo na escola sede que diariamente é frequentada por perto de 1400 pessoas, pelo que considera que o Agrupamento esteja dotado deste tipo de equipamentos.
Destacou o aumento do número de alunos oriundos de outros países, que desde o início do ano letivo frequentam o AEOH.Na entrevista à Rádio Boa Nova, Carvalheira destacou também o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, cujas atividades decorrem ao longo de todo o ano letivo. E avançou que no próximo dia 9 de fevereiro se vai realizar o Desfile de Carnaval do AEOH pelas ruas da cidade entre as 10h30 e as 12h00, numa mega iniciativa que junta cerca de 1400 participantes.