“Vindos de todo o mundo” para a Diocese de Coimbra esperam-se cerca de 14.000 peregrinos nos Dias na Diocese (DND), no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Entre 26 e 31 de julho, acolhidos em pavilhões, escolas, paróquias e até famílias de acolhimento são mais de 90 as nacionalidades esperadas no nosso território.
2800 Famílias de acolhimento disseram “SIM” a esta missão de acolher, partilhar e comungar do mesmo espaço e do mesmo sentimento de alegria. Para as famílias de acolhimento, o Comité Organizador Diocesano de Coimbra (COD), em parceria com o Secretariado Diocesano da Pastoral da Família (SDPF), lançou um livro para promover uma caminhada espiritual: “Oração À La Carte”.
A proposta do COD Coimbra e do SDPF é permitir às famílias de acolhimento “preparar o coração, de forma individual e em família.” Segundo fonte do COD Coimbra, “não existe nenhum guião que preveja e traduza em palavras os momentos que iremos viver”, porém asseguram que “a preparação começa ainda antes de receberem os jovens peregrinos, prolonga-se durante os DND, com propostas a realizar com os peregrinos, e continua depois da JMJ, para que a sua força e renovação não se percam!”
O livro “Oração À La Carte” contém orações simples e pequenos desafios, que podem ser “ajustados à realidade de cada família”, explica a equipa responsável pelo desenvolvimento do conceito. A mesma fonte esclarece ainda que a forma de utilização deste recurso “é cada um que escolhe, a cada dia, qual a proposta que faz mais sentido para rezar e viver em família!”
Esperam-se dias únicos onde as palavras de ordem serão a partilha e o acolhimento. Partindo daqui, a proposta dos DND’s passa por um crescimento pessoal, espiritual e cultural dos peregrinos. O contacto e a vivência com a população local vão permitir a quem nos visita uma absorção de conhecimento cultural, gastronómico, regional, ímpares, além de promover o aprofundamento da fé em Cristo e desenvolver o autoconhecimento.
Faltam poucos dias para os Dias Nas Dioceses, também designados por Pré-Jornada, uma experiência de comunhão e alegria semelhante àquela que se espera viver em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023, onde “Todos vão ouvir a nossa voz”! Agradecemos a vossa melhor atenção.