No passado dia 13 de maio o Edifício Leonardo da Vinci, localizado no Iparque, em Coimbra, acolheu cerca de 160 voluntários para a primeira sessão de formação certificada de voluntários. A formação, dinamizada pela empresa certificada Pista Mágica, e promovida pelo Comité Organizador Diocesano Coimbra (COD Coimbra) focou- se em dois pontos: “Voluntariado e Empatia” e “Coordenação e Liderança Servidora de Pessoas Voluntárias”.
Equipas do COD, Comités Territoriais (COT) e delegados de Locais de Acolhimento (LA) disseram “sim” a este desafio lançado pelo COD, que pretende formar voluntários para um trabalho de excelência nos Dias na Diocese, que acontecem na Diocese de Coimbra, entre os dias 26 e 31 de julho, e na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.
Os trabalhos começaram pela manhã e estenderam-se para a tarde, partindo de dois pontos de análise: “Voluntariado e Empatia” e “Coordenação e Liderança Servidora de Pessoas Voluntárias”. No que respeita ao tema “Voluntariado e Empatia”, o objetivo foi “dar aos participantes as competências necessárias para executarem a sua atividade de voluntariado e/ou fazerem uma avaliação acerca da forma de atuação nas funções voluntárias em que se envolvem”, além de proporcionar um momento de reflexão “mais profunda sobre a importância da empatia para uma ação voluntária mais eficaz e impactante”, refere a empresa responsável pela formação.
Relativamente ao tema “Coordenação e Liderança Servidora de Pessoas Voluntárias”, a Pista Mágica refere que o grande objetivo era munir os participantes das “competências necessárias para acompanharem, motivarem e coordenarem atividades de voluntariado”, mas também proporcionar um tempo de reflexão sobre “a importância da Liderança Servidora para uma coordenação mais eficaz e impactante”.
Joana Mendes, membro da equipa COD Coimbra e do COT Clara Nascente, fez uma avaliação desta formação e indica que trouxe “temas muito relevantes e dinâmicas muito interativas”, garantindo que a formadora teve um brilhante desempenho o que foi muito cativante. “Não participava numa coisa tão boa há muito tempo”, conclui.
Hugo Monteiro, coordenador do COD Coimbra, ressalva que esta formação contou “com temas muito relevantes para nós, voluntários, dinâmicas interativas e momentos de partilha muito proveitosos”. O coordenador do COD Coimbra garante ainda que foi “uma aposta ganha, que temos a certeza que irá dar frutos no futuro”.
Esta foi a primeira de duas sessões de formação para voluntários, sendo que a próxima está marcada para o dia 04 de junho (domingo), também no Iparque, que gentilmente sede mais uma vez o espaço para que se possa fazer esta ação.