Sob a regência do Maestro João Cruz, a Banda da Academia de Santa Cecília de São Romão apresenta-se em palco, este domingo (23 de outubro), no âmbito do projeto municipal FILARMONIAS.
O concerto está agendado para as 16h, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, e será acompanhado por coletividades de São Romão, nomeadamente a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários, o Orfeão Estrela da Serra, o Rancho Folclórico “Os Pastores” de São Romão e a cantora Célia Oliveira.
Fundada a 16 de outubro de 1951, a Banda Academia Santa Cecília conta com um histórico de atuações nacionais, numa grande parte do país, concertos em programas de rádio e televisão, e participações em intercâmbios na Madeira e em Domfront, na Normandia (França).
Aos 71 anos de existência, a Academia de Santa Cecília integra 40 elementos, com idades entre os 10 e os 77 anos, sendo os jovens cerca de 2/3 dos componentes. A dinâmica desta coletividade musical preza-se, ainda, pela escola de música com 22 elementos e quadro técnico.
O projeto “Filarmonias” foi criado pelo Município com o objetivo de divulgar as cinco coletividades musicais do concelho e valorizar a sua atividade cultural, pelo seu papel preponderante na formação musical e na vida cultural das populações, contribuindo para o enriquecimento do concelho.
O primeiro concerto do “Filarmonias” foi a 27 de março deste ano e o último acontecerá no próximo mês, a 13 de novembro, com a Banda 1º de Janeiro de Carragozela.