O Comando Territorial de Coimbra, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana 20 a 26 de setembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR informa que foram detidas 36 pessoas em flagrante, destacando-se 28 por condução sob o efeito do álcool, quatro por falta de habilitação legal, duas por tráfico de estupefacientes e uma por detenção de arma proibida.
No que diz respeito a apreensões, foram apreendidas 111 doses de liamba; 73 doses de haxixe; 32 plantas de canábis; 4,63 g de liamba em folhas; uma dose de canábis; uma balança de precisão; uma caçadeira; um CD; 1 529 euros em numerário e diverso material destinado ao cultivo, acondicionamento e comercialização do produto estupefaciente.
Na fiscalização do trânsito foram detetadas 617 infrações, destacando-se 35 por falta de inspeção periódica obrigatória, 31 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 28 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 23 por infrações aos tacógrafos, 18 por excesso de peso e quatro por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
Durante este período, foram registados 64 acidentes de onde resultaram um ferido grave e 22 feridos leves.
Na fiscalização geral, a GNR emitiu 55 autos de contraordenação: 37 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e 18 no âmbito do policiamento geral.
De 20 a 26 de setembro, as autoridades realizaram ainda ações de sensibilização no âmbito dos programas: “Campanha Escola Segura”, “Idosos em Segurança”, “Programa Apoio a Pessoas com Deficiência” e rodoviário.