A PIDS- Associação Plano de Intervenção e Dinamização da Freguesia de Seixo da Beira organiza, nos próximos dias 9 e 10 de julho, no polidesportivo do Seixo da Beira, o “VI Torneio 24 Horas”. O evento contará com a participação de oito equipas masculinas e quatro femininas.
De acordo com nota enviada à Rádio Boa Nova, trata-se de um “torneio de futsal que dura 24 horas”. Segundo a organização, o torneio “tem inicio marcado para as 18h00 de sábado e a último jogo será às 21h00 de domingo”, sendo que conta com “uma paragem entre as 11h00 e as 16h30 de domingo”.
“É um fim-de-semana repleto de desporto, mais um que a nossa associação tem o gosto de organizar na nossa freguesia. Torneio este que, devido à pandemia, esteve parado durante os últimos dois anos. Este é mais um motivo para a comunidade oliveirense vir ao Seixo da Beira no próximo fim de semana. Para quem gosta de desporto, e de futsal em particular, vão acontecer espetáculos desportivos de muita qualidade”, refere o presidente Filipe Lopes.
Para este fim-de-semana desportivo, a organização tem “muitas surpresas e dinâmicas preparadas”. Esta edição de regresso será apadrinhada “por duas figuras muito importantes para o desporto e muito queridas na região”. “Trata-se do professor José Carlos Alexandrino e o atleta da Seleção Nacional de Futsal, André Coelho, que dispensam apresentações”, adianta a PIDS.
![](https://radioboanova.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/07/torneio-pids-646x1024.jpg)
Segundo a organização, a grande novidade da edição de 2022 é que a competição se estende no feminino, uma vez que para a PIDS “o desporto e o futsal não têm género”. Assim, “é com gosto enorme” que o torneio contará com quatro equipas femininas a disputar o prémio.
“Com este torneio, a associação tenta sensibilizar a comunidade para temas importantes relacionados com desporto. O tema de 2022 será «…mais que vencer, CRESCER», com algumas dinâmicas durante o torneio e algumas mensagens que estamos a divulgar ao longo da semana nas nossas redes sociais. Queremos chamar a atenção para importância do desporto pela positiva, particularmente nos escalões de formação, onde se continua a observar muitos maus exemplos de agentes desportivos. Sejam pais, treinadores, diretores, é importante que se perceba que mais importante que a vitória, é que o desporto, seja ele qual for, nos faça crescer, ser feliz e ter um desenvolvimento saudável”, lê-se na nota.
Também com enfoque na sustentabilidade ambiental, a organização optou por lançar o repto da utilização de um copo reutilizável. “Relembramos que é necessário copo reutilizável para consumir qualquer bebida no evento. O ideal, para não ter que comprar, seria cada um se fazer acompanhar do seu”, explica o presidente.
“Não confundas inimigo com adversário. O inimigo quer o teu mal, o adversário quer o mesmo que tu, ganhar!”, conclui a PIDS.