José Francisco Rolo, presidente do Município oliveirense, lamenta a perda de António Vaz Patto, “que sempre foi uma figura de referência em Oliveira do Hospital e na região da Beira Serra”.
Em declarações à Rádio Boa Nova, o autarca destacou o contributo do conhecido oliveirense no apuramento da raça bordaleira e na certificação do Queijo Serra da Estrela. “Foi sempre um defensor dos produtos DOP e uma figura marcante das últimas décadas do concelho de Oliveira do Hospital”, sublinhou.
A par da medicina, assumiu o gosto pelo “mundo rural e a paixão pela ovinicultura”. “Grande parte dos oliveirenses beneficiou das suas competências na cirurgia, pelo trabalho que desenvolveu na Fundação Aurélio Amaro Diniz, mas também do seu lado empreendedor na ANCOSE e na quinta Dos Lobos, em defesa da genuinidade do mundo rural”, destacou José Francisco Rolo.
“É uma perda para a defesa do mundo rural português. Oliveira do Hospital perdeu uma grande referência, tal como a região da Beira Serra”.
“Manifestamente triste” pela perda do conhecido oliveirense, o presidente do Município recorda António Vaz Patto como “um homem apaixonado pelo território, que nunca deixou a sua terra”.
Um “homem de grande serenidade, de diálogo e um construtor de oportunidades”. É assim que José Francisco Rolo caracteriza o médico cirurgião que agora deixa “legado este amor à terra” através da sua família que gere a empresa Dos Lobos.
“Enquanto uns choram por viver no interior, outros metem mãos à obra e transformam dificuldades em oportunidades. E foi isso que o Doutor fez. Foi um grande empreendedor”.