Sexta-feira, Julho 4, 2025
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

Marca EPTOLIVA alinhada na trajetória do futuro

redacao por redacao
10 de Junho, 2021
em Educação, Informação, Última Hora
Reading Time: 4 mins read
A A
Marca EPTOLIVA alinhada na trajetória do futuro
21
PARTILHAS
113
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

A diferença e a complementaridade entre o Branding e o Design, conceitos essenciais na criação,  gestão e sobrevivência das marcas, foi a temática da terceira conferência EPTO FUTUROS 30.30, intitulada “Branding – As Marcas na Trajetória do Futuro”, realizada no âmbito da divulgação do Curso Profissional de Técnico de Design, promovida pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, e que contou com a presença do grande publicitário, Edson Athayde, CEO e Diretor Criativo da FCB (Foote, Cone & Belding Portugal), Inês Simas, CEO do Departamento de Marketing Portugal e Marco Dias, proprietário e fundador das empresas VinilStar e Medical Projects.

Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, recordou, no contexto da temática em debate, o trabalho que tem vindo a ser feito na criação da marca EPTOLIVA, destacando a recente criação do novo logótipo “que pretende corresponder à sua história e identidade enquanto escola inclusiva, global, em rede com o mundo, aberta à comunidade e com os olhos postos no futuro, ancorada na qualidade e no sucesso da formação e educação, e associada à mensagem – Estamos Juntos a Formar Futuros -”. O investimento no “Branding Educacional” tem sido uma estratégia desta escola com a criação do seu Gabinete de Comunicação, confirmou Daniel Costa, referindo que “não apenas a identidade visual, mas também outras variáveis e fatores que envolvem a imagem desta Escola Profissional, têm vindo a ser trabalhados como diferenciadores competitivos na conquista do prestígio, credibilidade e confiança da EPTOLIVA e no valor da sua marca”.

Graça Silva, Vereadora da Educação e da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, aludiu à importância do Curso de Design para a imagem e a marca da EPTOLIVA e à relevância que esta área profissional pode ter no sector comercial e empresarial, na criação, gestão e comunicação das suas marcas, otimizando e fidelizando relações com os seus públicos-alvos, e cujo objetivo é gerar valor económico. Distinguindo-se pelo seu trabalho na divulgação e afirmação da marca educativa do seu concelho, Graça Silva tem procurado, junto das escolas, incutir o gosto por atividades associadas ao design, fazendo referência à dinamização de um conjunto de iniciativas inovadoras que promovem a criatividade, o design, as tecnologias e as artes plásticas, e que tem contado com a participação dos alunos dos cursos profissionais de Design da EPTOLIVA, cuja qualidade dos seus trabalhos e projetos dignificam o curso e o concelho que representam.

Storytelling e Storydoing, estratégias de branding que têm revolucionado a criação de marcas, foi a abordagem de Edson Athayde, que considerou estes modelos de comunicação e marketing a chave para o sucesso das marcas e cuja aplicação passa por trabalhar a dimensão afetiva, criando conexões emocionais que permitem conquistar os consumidores com as suas lembranças, histórias, sentimentos e humor. A criação de narrativas para comunicar a identidade da marca e a conexão emocional com os seus públicos foi claramente exemplificada nos vários anúncios criados por este publicitário brasileiro, cujo talento já conquistou mais de 900 prémios nacionais e internacionais em anúncios publicitários e campanhas, destacando-se o seu anúncio televisivo mais conhecido “Tou Xim” para a companhia de telemóveis Telecel. “Ter uma marca com personalidade e um propósito, criar identificação com as pessoas, com as suas histórias e as suas causas, são os princípios orientadoras para a sobrevivência e o futuro das marcas no mercado”, concluiu Edson Athayde.

“Marcas que atravessam Gerações” foi o tópico da intervenção de Inês Simas, com experiência no marketing em empresas como a Hewlett-Packard, Pescanova, Nutrexpa, Coca-Cola e Navigator, e para quem “a marca tem de despertar emoções, sensações, trazendo inovação e representando causas. Quando a marca nos trás emoção ela mantém-se intemporal como é o exemplo da Coca-Cola, que além da identidade visual consistente, encerra em si uma mensagem de felicidade e uma associação da marca a causas humanitárias. Parabenizando as Provas de Aptidão Profissional desenvolvidas pela Escola no contexto da criação de marcas, Inês Simas, destacou, ainda, a importância e o investimento do design para o branding e para a simplificação da comunicação de uma marca.

O jovem empresário oliveirense, Marco Dias, destacou os projetos que tem desenvolvido na área da publicidade, um percurso que se assume como um testemunho de “Como Pequenas Marcas Desafiam Grandes Mercados”, referindo-se à sua mais recente criação, o “Azeite Clitóris”, uma marca sugestiva de produto gourmet, com vendas que já ultrapassaram o território nacional, salientando “a importância da qualidade do produto e rapidez da sua entrega, como estratégias para impor uma nova marca e satisfazer os seus clientes, mediante a concorrência.”

A moderar esta conferência, coadjuvada pela jornalista Margarida Prata, a diretora do curso de Design, Helena Raimundo, destacou a importância do estudo do branding nos cursos que leciona, uma ferramenta que envolve investigação, estratégias, planeamento e um grande investimento no design . O trabalho de reconhecimento de uma marca não se limita ao processo criativo, devendo ser tida em conta a intensa competição que os produtos enfrentam em quase todos os mercados, a rapidez com que a evolução tecnológica os pode tornar obsoletos, e a facilidade como estes podem replicados. A sobrevivência das marcas passa, assim, por trabalhar as questões emocionais, recorrendo a um conjunto de estratégias que consigam conquistar consumidores, cada vez mais exigentes.

redacao

redacao

Leia também

Suspeito de incêndio em Penacova confessa o crime em tribunal
Informação

Detido em Águeda por crime de incêndio florestal

4 de Julho, 2025
Meruge acolhe workshop anti-bullying
Informação

Meruge acolhe workshop anti-bullying

4 de Julho, 2025
Rui Coelho é o próximo convidado do ‘Junta à Conversa’
Destaque

Junta à Conversa: “Sensação de dever cumprido é termos a consciência de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance”

4 de Julho, 2025
Tábua: Oito projetos desportivos distinguidos com galardão “Excelência Autárquica”
Informação

Tábua: Oito projetos desportivos distinguidos com galardão “Excelência Autárquica”

4 de Julho, 2025
Governo prepara aulas pela televisão para “todos os níveis educativos”
Informação

Governo aprova proibição do uso de telemóveis nas escolas até ao 6.º ano

4 de Julho, 2025
Semana começa com muito calor
Informação

Sete distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente. Há risco máximo de incêndio

4 de Julho, 2025
“Splendidissima Musicae – A Saga do Povo Lusitano” no Anfiteatro Romano de Bobadela
Informação

“Splendidissima Musicae – A Saga do Povo Lusitano” no Anfiteatro Romano de Bobadela

4 de Julho, 2025
Oliveira, o Motivo - Coligação CDS/Nós Cidadãos
Política

Candidatura “Oliveira, O Motivo” é uma coligação entre CDS-PP e partido ‘Nós, Cidadãos’

3 de Julho, 2025
Praias Fluviais prontas para “proporcionar grandes vivências de verão”
Destaque

Praias Fluviais prontas para “proporcionar grandes vivências de verão”

3 de Julho, 2025
Carregar Mais
Seguinte
Novas medidas de desconfinamento foram antecipadas e já estão em vigor

Novas medidas de desconfinamento foram antecipadas e já estão em vigor

Morreu Neno, antigo guarda-redes do Vitória SC e do Benfica

Morreu Neno, antigo guarda-redes do Vitória SC e do Benfica

DESCARREGUE A NOSSA APP

As nossas Freguesias

Vice Versa – o debate político na Rádio Boa Nova

Opinião

João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”
Opinião

Caseiro denuncia “visão pouco ambiciosa do Município” e desafia CDS-PP a assumir candidatura “Oliveira, O Motivo”

por redacao
2 de Julho, 2025
0

João Pedro Caseiro pegou, esta manhã, nas apreciações feitas à atuação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital na última...

Ler maisDetails
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Caseiro e atleta José Carlos Pinto integram comissão de honra de Marques Mendes

25 de Junho, 2025
Candidatura “Oliveira, O Motivo” vai estar em debate no Vice-Versa

Candidatura “Oliveira, O Motivo” vai estar em debate no Vice-Versa

17 de Junho, 2025
“Olhando para cima”. Carlos Brito analisa situação desportiva em Oliveira do Hospital e Tábua

Opinião: “Mediocridade – a condição de alguém que podendo fazer o melhor se contenta ao possível”   

14 de Junho, 2025

O programa do Agrupamento de Escolas

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

As nossas rubricas

original

Seja amigo da Rádio Boa Nova!

PODCAST

Pub – Oferta Formativa EPTOLIVA

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

As mais recentes

Suspeito de incêndio em Penacova confessa o crime em tribunal

Detido em Águeda por crime de incêndio florestal

4 de Julho, 2025
Meruge acolhe workshop anti-bullying

Meruge acolhe workshop anti-bullying

4 de Julho, 2025
Rui Coelho é o próximo convidado do ‘Junta à Conversa’

Junta à Conversa: “Sensação de dever cumprido é termos a consciência de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance”

4 de Julho, 2025
Tábua: Oito projetos desportivos distinguidos com galardão “Excelência Autárquica”

Tábua: Oito projetos desportivos distinguidos com galardão “Excelência Autárquica”

4 de Julho, 2025
Governo prepara aulas pela televisão para “todos os níveis educativos”

Governo aprova proibição do uso de telemóveis nas escolas até ao 6.º ano

4 de Julho, 2025
Semana começa com muito calor

Sete distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente. Há risco máximo de incêndio

4 de Julho, 2025

Pub

A Rádio Boa Nova no Rally de Portugal

Os nossos livros

Rádio Reportagem


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design