Sábado, Julho 19, 2025
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

Marca EPTOLIVA alinhada na trajetória do futuro

redacao por redacao
10 de Junho, 2021
em Educação, Informação, Última Hora
Reading Time: 4 mins read
A A
Marca EPTOLIVA alinhada na trajetória do futuro
0
PARTILHAS
0
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

A diferença e a complementaridade entre o Branding e o Design, conceitos essenciais na criação,  gestão e sobrevivência das marcas, foi a temática da terceira conferência EPTO FUTUROS 30.30, intitulada “Branding – As Marcas na Trajetória do Futuro”, realizada no âmbito da divulgação do Curso Profissional de Técnico de Design, promovida pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, e que contou com a presença do grande publicitário, Edson Athayde, CEO e Diretor Criativo da FCB (Foote, Cone & Belding Portugal), Inês Simas, CEO do Departamento de Marketing Portugal e Marco Dias, proprietário e fundador das empresas VinilStar e Medical Projects.

Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, recordou, no contexto da temática em debate, o trabalho que tem vindo a ser feito na criação da marca EPTOLIVA, destacando a recente criação do novo logótipo “que pretende corresponder à sua história e identidade enquanto escola inclusiva, global, em rede com o mundo, aberta à comunidade e com os olhos postos no futuro, ancorada na qualidade e no sucesso da formação e educação, e associada à mensagem – Estamos Juntos a Formar Futuros -”. O investimento no “Branding Educacional” tem sido uma estratégia desta escola com a criação do seu Gabinete de Comunicação, confirmou Daniel Costa, referindo que “não apenas a identidade visual, mas também outras variáveis e fatores que envolvem a imagem desta Escola Profissional, têm vindo a ser trabalhados como diferenciadores competitivos na conquista do prestígio, credibilidade e confiança da EPTOLIVA e no valor da sua marca”.

Graça Silva, Vereadora da Educação e da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, aludiu à importância do Curso de Design para a imagem e a marca da EPTOLIVA e à relevância que esta área profissional pode ter no sector comercial e empresarial, na criação, gestão e comunicação das suas marcas, otimizando e fidelizando relações com os seus públicos-alvos, e cujo objetivo é gerar valor económico. Distinguindo-se pelo seu trabalho na divulgação e afirmação da marca educativa do seu concelho, Graça Silva tem procurado, junto das escolas, incutir o gosto por atividades associadas ao design, fazendo referência à dinamização de um conjunto de iniciativas inovadoras que promovem a criatividade, o design, as tecnologias e as artes plásticas, e que tem contado com a participação dos alunos dos cursos profissionais de Design da EPTOLIVA, cuja qualidade dos seus trabalhos e projetos dignificam o curso e o concelho que representam.

Storytelling e Storydoing, estratégias de branding que têm revolucionado a criação de marcas, foi a abordagem de Edson Athayde, que considerou estes modelos de comunicação e marketing a chave para o sucesso das marcas e cuja aplicação passa por trabalhar a dimensão afetiva, criando conexões emocionais que permitem conquistar os consumidores com as suas lembranças, histórias, sentimentos e humor. A criação de narrativas para comunicar a identidade da marca e a conexão emocional com os seus públicos foi claramente exemplificada nos vários anúncios criados por este publicitário brasileiro, cujo talento já conquistou mais de 900 prémios nacionais e internacionais em anúncios publicitários e campanhas, destacando-se o seu anúncio televisivo mais conhecido “Tou Xim” para a companhia de telemóveis Telecel. “Ter uma marca com personalidade e um propósito, criar identificação com as pessoas, com as suas histórias e as suas causas, são os princípios orientadoras para a sobrevivência e o futuro das marcas no mercado”, concluiu Edson Athayde.

“Marcas que atravessam Gerações” foi o tópico da intervenção de Inês Simas, com experiência no marketing em empresas como a Hewlett-Packard, Pescanova, Nutrexpa, Coca-Cola e Navigator, e para quem “a marca tem de despertar emoções, sensações, trazendo inovação e representando causas. Quando a marca nos trás emoção ela mantém-se intemporal como é o exemplo da Coca-Cola, que além da identidade visual consistente, encerra em si uma mensagem de felicidade e uma associação da marca a causas humanitárias. Parabenizando as Provas de Aptidão Profissional desenvolvidas pela Escola no contexto da criação de marcas, Inês Simas, destacou, ainda, a importância e o investimento do design para o branding e para a simplificação da comunicação de uma marca.

O jovem empresário oliveirense, Marco Dias, destacou os projetos que tem desenvolvido na área da publicidade, um percurso que se assume como um testemunho de “Como Pequenas Marcas Desafiam Grandes Mercados”, referindo-se à sua mais recente criação, o “Azeite Clitóris”, uma marca sugestiva de produto gourmet, com vendas que já ultrapassaram o território nacional, salientando “a importância da qualidade do produto e rapidez da sua entrega, como estratégias para impor uma nova marca e satisfazer os seus clientes, mediante a concorrência.”

A moderar esta conferência, coadjuvada pela jornalista Margarida Prata, a diretora do curso de Design, Helena Raimundo, destacou a importância do estudo do branding nos cursos que leciona, uma ferramenta que envolve investigação, estratégias, planeamento e um grande investimento no design . O trabalho de reconhecimento de uma marca não se limita ao processo criativo, devendo ser tida em conta a intensa competição que os produtos enfrentam em quase todos os mercados, a rapidez com que a evolução tecnológica os pode tornar obsoletos, e a facilidade como estes podem replicados. A sobrevivência das marcas passa, assim, por trabalhar as questões emocionais, recorrendo a um conjunto de estratégias que consigam conquistar consumidores, cada vez mais exigentes.

redacao

redacao

Leia também

José Francisco Rolo espera “uma grande enchente” na EXPOH
Destaque

José Francisco Rolo espera “uma grande enchente” na EXPOH

18 de Julho, 2025
Oliveira do Hospital abre “Espaço Energia”
Informação

Oliveira do Hospital abre “Espaço Energia”

18 de Julho, 2025
Município de Tábua paga dívida de 920 mil euros às freguesias
Destaque

Município de Tábua paga dívida de 920 mil euros às freguesias

18 de Julho, 2025
PJ apreendeu droga cultivada em Oliveira do Hospital que se destinava ao Boom Festival 2025
Informação

PJ apreendeu droga cultivada em Oliveira do Hospital que se destinava ao Boom Festival 2025

18 de Julho, 2025
Jorge Palma cancela concerto na EXPOH. Já há substituto
Cultura

Jorge Palma cancela concerto na EXPOH. Já há substituto

17 de Julho, 2025
Volta a Portugal passou por Oliveira do Hospital (veja os vídeos)
Informação

Volta a Portugal em Bicicleta vai passar por Oliveira do Hospital

17 de Julho, 2025
Rapada Village “é ponto de encontro em Santo António do Alva” nos dias 18, 19 e 20 de julho
Destaque

Rapada Village “é ponto de encontro em Santo António do Alva” nos dias 18, 19 e 20 de julho

17 de Julho, 2025
Hidalgo José Dal Colletto emite “esclarecimento sobre a situação com o FC Oliveira do Hospital”
Comunicado

Hidalgo José Dal Colletto emite “esclarecimento sobre a situação com o FC Oliveira do Hospital”

17 de Julho, 2025
Tábua inaugurou Centro de Alojamento do Espadanal
Destaque

Tábua inaugurou Centro de Alojamento do Espadanal

17 de Julho, 2025
Carregar Mais
Seguinte
Novas medidas de desconfinamento foram antecipadas e já estão em vigor

Novas medidas de desconfinamento foram antecipadas e já estão em vigor

Morreu Neno, antigo guarda-redes do Vitória SC e do Benfica

Morreu Neno, antigo guarda-redes do Vitória SC e do Benfica

DESCARREGUE A NOSSA APP

As nossas Freguesias

Vice Versa – o debate político na Rádio Boa Nova

Opinião

João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”
Última Hora

Opinião: Caseiro felicita direção do FCOH e condena atitude do Chega no Parlamento

por redacao
9 de Julho, 2025
0

João Pedro Caseiro dirigiu, esta manhã, os parabéns à equipa que esta semana foi eleita para liderar os destinos do...

Ler maisDetails
Impressões do discurso de Lídia Jorge no «Dia de Portugal»

Impressões do discurso de Lídia Jorge no «Dia de Portugal»

8 de Julho, 2025
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Caseiro denuncia “visão pouco ambiciosa do Município” e desafia CDS-PP a assumir candidatura “Oliveira, O Motivo”

2 de Julho, 2025
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Caseiro e atleta José Carlos Pinto integram comissão de honra de Marques Mendes

25 de Junho, 2025

O programa do Agrupamento de Escolas

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

As nossas rubricas

original

Seja amigo da Rádio Boa Nova!

PODCAST

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

As mais recentes

José Francisco Rolo espera “uma grande enchente” na EXPOH

José Francisco Rolo espera “uma grande enchente” na EXPOH

18 de Julho, 2025
Oliveira do Hospital abre “Espaço Energia”

Oliveira do Hospital abre “Espaço Energia”

18 de Julho, 2025
Município de Tábua paga dívida de 920 mil euros às freguesias

Município de Tábua paga dívida de 920 mil euros às freguesias

18 de Julho, 2025
PJ apreendeu droga cultivada em Oliveira do Hospital que se destinava ao Boom Festival 2025

PJ apreendeu droga cultivada em Oliveira do Hospital que se destinava ao Boom Festival 2025

18 de Julho, 2025
Jorge Palma cancela concerto na EXPOH. Já há substituto

Jorge Palma cancela concerto na EXPOH. Já há substituto

17 de Julho, 2025
Volta a Portugal passou por Oliveira do Hospital (veja os vídeos)

Volta a Portugal em Bicicleta vai passar por Oliveira do Hospital

17 de Julho, 2025

Pub

A Rádio Boa Nova no Rally de Portugal

Os nossos livros

Rádio Reportagem


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design