O Município de Oliveira do Hospital vai assumir os custos dos portes das encomendas feitas durante aFeira do Queijo Serra da Estrela, que vai decorrer no portal da autarquia, em www.cm-oliveiradohospital.pt através da plataforma Dott, entre 13 de março e 13 de abril.
A medida foi comunicada por José Carlos Alexandrino, presidente do Município, em reunião pública do executivo, notando que “não ficará barato”, dependendo contudo do “número de encomendas e de quilos”. “Cada porte custará em média à Câmara entre 3,5 Euros e os 6 Euros”, referiu o autarca que, a esta altura não tem “noção da verba” que será despendida. Considerou, porém que, “seria bom que a Câmara pagasse muito, porque seria sinal de muitas encomendas de queijo. É para isso que trabalhamos, para darmos uma dimensão nacional a esta feira. É importante, ao passarmos esta imagem, que as pessoas, que nos costumam visitar, continuem ligadas a nós”, disse.
A acontecer em formato online devido à pandemia Covid-19, a Feira do Queijo Serra da Estrela mantém o propósito de ser “a maior feira do queijo diferente”. Para o efeito, o Município está a fazer “algum investimento em publicidade nas televisões”, participando também no programa de domingo da TVI que será feito em Lisboa. Também o camião do mesmo programa virá ao concelho para fazer algumas filmagens. João Baião volta a dar a cara pela Feira do Queijo de Oliveira do Hospital.
“Vamos ter publicidade em alguns canais de televisão em horário nobre”, referiu José Carlos Alexandrino, que disse esperar o apoio da Turismo Centro de Portugal, que tem vindo a apoiar a produção de telenovelas. O investimento em publicidade regista, contudo, uma redução na ordem dos 50 por cento. “Não ultrapassará os 10 mil Euros, mas é uma verba mesmo assim significativa para darmos (à feira) esta dimensão nacional”, referiu José Carlos Alexandrino que disse ter “esperança de que as pessoas que vinham cá do Minho, Algarve e Lisboa se mantenham como clientes da feira online”.