O presidente do IPG apelou hoje a dirigentes distritais, autarcas e à Unidade Local de Saúde à criação em conjunto de um Gabinete Distrital de Combate ao COVID-19.
“Ao fazê-lo, não estaremos apenas a qualificar os setores social e da saúde da nossa região, ou a defender a economia, o tecido empresarial e o emprego, mas também estaremos a salvar vidas humanas”, afirma Joaquim Brigas.
O anúncio, direcionado a dirigentes distritais e autarcas, foi realizado esta manhã, nas instalações do IPG, numa cerimónia de anúncio de distribuição de viseiras e luvas a profissionais que combatem o novo coronavírus.
Entre os presentes, estavam a Secretária de Estado da Ação Social, Rita Cunha Mendes, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, e ainda Carlos Chaves Monteiro, o presidente distrital das IPSS, Rui Reis.
“Proponho-vos que criemos, sob a égide da Secretaria de Estado da Ação Social, um Gabinete Distrital de Combate à Covid-19 que articule o reforço e a reorganização dos nossos meios neste território”, afirmou Joaquim Brigas. “Assim estamos aptos a proteger os mais frágeis – nomeadamente idosos instalados em lares de terceira idade – do segundo surto da epidemia que é esperado para o próximo Outono ou Inverno”.
Para ajudar na criação do Gabinete, o Instituto Politécnico da Guarda disponibiliza “as suas instalações e recursos tecnológicos e científicos para assessorar e apoiar as ações que esse Gabinete entenda promover”. Para além disso, propõe-se a “prestar toda a formação e qualificação profissional que for necessária às equipas que estão no terreno”.
“Ao fazê-lo, não estaremos apenas a qualificar os setores social e da saúde da nossa região, ou a defender a economia, o tecido empresarial e o emprego, mas também estaremos a salvar vidas humanas”.
Após o discurso, a resposta ao desafio lançado foi positiva. “Registou-se uma boa aceitação por parte não só da senhora Secretária de Estado, como também do presidente da Câmara Municipal e do presidente distrital das IPSS, que elogiaram a proposta e mostraram disponibilidade em contribuir para a criação deste Gabinete”, afirmou Joaquim Brigas.
O Politécnico da Guarda está a produzir, desde o início de abril, cerca de 100 viseiras reutilizáveis por dia no Laboratório de Fabrico Digital – FabLab da Guarda. As viseiras e mais alguns milhares de luvas estão a ser distribuídas a lares de terceira idade e a outros espaços das Misericórdias do distrito da Guarda, a unidades de saúde, a força de segurança e a bombeiros da região. Mais de 800 unidades já foram distribuídas, 500 das quais a instituições de apoio social, estando agora prontas a ser entregues mais 1000.