A cidade de Viseu deverá dispor, a partir de julho de 2018, de uma sala de espetáculos com capacidade para quatro mil pessoas, após a requalificação do pavilhão multiusos,…
… no âmbito de um acordo ontem assinado.
O projeto Viseu Arena resulta de um protocolo entre a Câmara, que é proprietária do pavilhão construído em 2003, a associação Viseu Marca e a sociedade Arena Atlântico – Gestão de Recintos Multiusos, que tem a duração de cinco anos.
Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, considera que “O Viseu Arena é uma resposta à inexistência de uma sala de espetáculos com condições e com dimensão na cidade”. Segundo o autarca, esta será a maior sala de espetáculos da região Centro de Portugal, que colocará Viseu “na rota dos grandes espetáculos e dos grandes eventos”.
Almeida Henriques explicou que o objetivo é criar “uma sala que poderá acolher até quatro mil pessoas, permite cobrir os vários tipos de eventos – culturais, desportivos, gastronómicos, sociais – e, ao mesmo tempo, dar suporte à atividade hoteleira e gastronómica”. Por outro lado, faltava à cidade uma sala que permitisse “posicionar-se em termos de eventos de empresas e de congressos”, acrescentou. O autarca disse que esta lacuna da cidade será colmatada com “um investimento relativamente pequeno” face àquele que teria de ser feito para construir um edifício de raiz.
Almeida Henriques estima que será necessário um investimento de 2,5 milhões de euros para as obras de reconversão, estando a autarquia a preparar uma candidatura a fundos comunitários. O projeto deverá estar concluído até final de julho deste ano e depois as obras terão de ter em conta os compromissos assumidos e a Feira de S. Mateus. Adiantou que as obras terão que estar concluídas até julho de 2018.
com:lusa.pt/ foto: Diário de Aveiro