As crianças do Jardim de Infância do Largo da Feira, na cidade de Oliveira do Hospital, contam com um novo espaço para brincar e aprender. Trata-se de um jardim que foi preparado pelos 23 formandos dos cursos de Técnico de Agricultura (11 em Oliveira do Hospital) e Jardinagem (12 em Tábua), promovidos pelo Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP) do Pinhal Interior.
O novo espaço, cedido pelo Município de Oliveira do Hospital, está localizado no Parque do Mandanelho, junto ao Jardim de Infância, e possibilita às 23 crianças aprender mais sobre a natureza e o crescimento das plantas, assegurando a sua sobrevivência com a ajuda das duas educadoras e auxiliares do espaço.
A iniciativa resulta do projeto “As Cores do Nosso Jardim”, orientado pelos formadores Luís Viana, Paula Gomes e Lurdes Dias, sob mediação de Sónia Lamas. O jardim, onde não falta a cor, é composto por plantas ornamentais, hortícolas, condimentares, aromáticas e medicinais, que foram previamente preparadas na Quinta do Mosteiro, em Arganil, pelos formandos.
O jardim mereceu, ontem, a visita de Adília Farinha, diretora do IEFP do Pinhal Interior que considerou a iniciativa de “grande importância por juntar dois cursos de formação de duas áreas distintas e conciliar com o Jardim de Infância”. “Permite aos formandos um reforço da sua auto estima ao fazerem atividades com a comunidade”, sublinhou a responsável, observando também que “os cursos de agricultura e jardinagem têm um forte potencial de afirmação no mercado de trabalho”.
Para as pessoas desempregadas, os cursos de formação são “uma segunda oportunidade”. “É uma forma de se valorizarem. E nada melhor do que a obtenção do seu emprego, e até a criação do próprio emprego”, referiu Adília Farinha, destacando o “ecossistema de apoios” que é disponibilizado pelo IEFP para “a criação do próprio emprego”. Destacou o acesso a uma estrutura de apoio técnico que ajuda a desenvolver o projeto e presta acompanhamento; o Investe Jovem (destinado a jovens); antecipação das prestações de desemprego para investir no negócio e, por último, um apoio às empresas que é um empréstimo com condições excecionais para que as pessoas possam criar o seu próprio emprego.
José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, acompanhado pelos vereadores do seu executivo, incentivou os formandos para que “levem estes cursos com alguma determinação e perspetiva futura de evolução”. “Apostem nisto porque depois há possibilidades de, com estes cursos, se criarem empregos e empresas próprias nestas áreas”, referiu o autarca oliveirense.
“É boa ideia, às vezes, juntar três ou quatro pessoas e formarem uma empresa, porque de certeza que ganham dinheiro com essa experiência. Aproveitem esta oportunidade, levem isto a sério. De certeza que vão sair daqui com outras ideias”, reforçou José Carlos Alexandrino.
Na visita ao Jardim, o autarca apreciou toda colaboração da diretora do IEFP Pinhal Interior para com o concelho de Oliveira do Hospital.