O VI Festival Municipal da Canção de Oliveira do Hospital decorre a 4 de junho, pelas 21h30, na Central de Camionagem da cidade.
Na edição deste ano, a autarquia aposta num formato diferente. As crianças e jovens, dos 5 aos 15 anos, são desafiados a “fazer interpretações de fado”. A informação foi avançada pela vereadora da Cultura, Graça Silva, na última reunião pública da Câmara Municipal.
Segundo Graça Silva, o Município quis “arriscar o tema”, até porque “o fado é Património Imaterial da Humanidade”. “Não tem sido hábito lançar um tema nem encaminhar para uma área da música, mas desta vez vamos fazê-lo, porque também temos uma candidatura Tradição da Canção e Fado de Coimbra, no âmbito da CIM Região de Coimbra”, explicou a autarca.
Com a certeza de que “Oliveira do Hospital gosta de Fado”, a vereadora pede aos mais novos que dêem “asas à sua criatividade” para “podermos dar mais notoriedade ao fado”.
“Decidimos desafiar os mais novos a serem criativos e fazerem interpretações de fado. Hoje em dia, o fado é interpretado de várias formas e não só da força tradicional como fazia Amália Rodrigues”, referiu.
De acordo com a responsável, a iniciativa decorre naquele equipamento municipal porque, “por norma, está sempre a chover”, porém, “se não estiver será um local a repensar”. O Festival da Canção contará com o Coral de Sant’Ana e a banda Steve como parceiros.
As inscrições decorrem até 29 de abril e podem ser feiras através do Gabinete de Apoio à Vereação (gav@cm-oliveiradohospital.pt) ou do contacto 238 605 257.