No próximo sábado, dia 17 de julho, às 21h30, realiza-se o V Festival Municipal da Canção de Oliveira do Hospital, na Central de Camionagem, que contará com 12 jovens talentos. Graça Silva, vereadora da Cultura do Município oliveirense, promete “uma noite muito rica”, que será “importante para a cultura do município”.
Em declarações à Rádio Boa Nova, a responsável adiantou que, este ano, a final conta com seis participantes do escalão infantil, com idades compreendidas entre os sete e os dez anos, e seis participantes do escalão juvenil, com idades entre os 11 e os 14 anos. Habitualmente com apenas cinco participantes por escalão, Graça Silva afirma que esta “abertura um bocadinho mais alargada” significa que “a qualidade está a aumentar”, mencionando ainda que os jovens concorrentes são “de ótima qualidade”.
A apresentação do Festival da Canção, que reuniu 30 inscrições, ficará a cargo dos oliveirenses Pedro Coelho e Catarina Santos.
Ainda de acordo com Graça Silva, os pequenos artistas serão acompanhados “por música ao vivo com a banda STIV e som do Grupo AF”, permitindo assim o contacto com “profissionais da música”.
O Júri deste ano é constituído por “Pedro Ferreira, compositor da banda Anaquim, Daniel Gonçalves, maestro do Coral Polifónico do Alva e professor de música do 1ºCiclo, e Ana Rodrigues, em representação da Câmara Municipal”. Os jurados terão de avaliar os concorrentes de acordo com os critérios “afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco”.
Graça Silva agradece ainda a colaboração do Coral de Sant’Ana, dos Cabeleireiros Vera Ferreira e Onda Jovem, dos colaboradores da autarquia e dos pais e encarregados de educação.
“É uma iniciativa da qual muito me orgulho. Para o Município de Oliveira do Hospital e para o pelouro da Cultura, dá-nos um grande gozo e uma grande alegria porque as crianças e os jovens vão ter a oportunidade de pisar o palco, de experienciar algo que sempre os deixa muito nervosos, mas que, sem dúvida alguma, lhes permite ter o contacto com profissionais da música”, refere ainda Graça Silva.
Com o ensaio geral a realizar-se durante a tarde de sábado, a vereadora da Cultura promete “uma noite muito rica”, assegurando que irá “salvaguardar todas as normas da Direção Geral de Saúde e fazer testes”. Lança, por isso, o desafio à população de assistir “a um espetáculo único, com estrelas de Oliveira do Hospital, 12 estrelas a brilhar”.
Graça Silva acrescenta ainda que esta é, para os pequenos concorrentes, “uma oportunidade para eles poderem não só brilhar, mas também serem abertas portas para outros projetos que fiquem para além daquilo que é esta iniciativa concelhia”.
Rita Tavares (Jornalista Estagiária)