Sábado, Outubro 4, 2025
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

“Unidos por Alvoco”: João Miguel Pais apresentou linhas da candidatura que “quer projetar a freguesia para o futuro”

redacao por redacao
18 de Setembro, 2025
em Informação, Oliveira do Hospital, Política, Última Hora
Reading Time: 4 mins read
A A
“Unidos por Alvoco”: João Miguel Pais apresentou linhas da candidatura que “quer projetar a freguesia para o futuro”
0
PARTILHAS
0
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

O Largo da Igreja de Alvoco das Várzeas encheu-se no passado domingo, dia 14, para a apresentação oficial da candidatura do Movimento Independente Unidos por Alvoco às próximas eleições autárquicas. Mais de meia centena de pessoas marcaram presença num momento marcado pela “partilha de ideias, propostas e pela afirmação de um projeto de futuro”.

No centro da sessão, foi sublinhada a razão de ser do Movimento Independente Unidos por Alvoco. Um projeto que se afirma “livre de amarras partidárias, mas que não esconde as origens políticas de alguns dos seus protagonistas”: “Tenho orgulho nos homens e mulheres que aqui estão, porque representam várias cores, vêm de vários partidos e trazem experiências diversas. É nessa pluralidade que sentimos que vencemos. Estamos aqui não para sectarizar, mas para servir a nossa terra e mostrar que é possível trabalharmos em conjunto, mesmo que o sentido de voto seja diferente noutras eleições”, afirmou João Miguel Pais.

Coube ainda João Miguel Pais apresentar as linhas da candidatura. No plano social e cultural, anunciou o reforço das iniciativas já existentes, como o Arraial Social, o INterioirzar o Alvôco Iluminado e o Dia da Freguesia, e revelou a grande novidade do Festival Gastronómico “Prova-me!”, que unirá a Rua da Ponte ao Povo, promovendo gastronomia, produtores locais e convívio comunitário. Foi ainda confirmada a dinamização da Rota das Fontes e de novos percursos pedestres, para reforçar o turismo e valorizar o património local: A nossa identidade constrói-se em comunidade e em rede. Queremos que Alvôco seja uma freguesia viva, com eventos que unam as pessoas e tragam quem está fora de volta à terra. O Festival ‘Prova-me!’ será um momento de orgulho, feito para mostrar o melhor que temos”, afirmou João Miguel Pais.

Na área dos serviços de proximidade e saúde, o candidato defendeu a requalificação do rés-do-chão da Junta, centralizando serviços como o balcão do CNS24, o posto CTT e os processos administrativos. Prevê-se também um protocolo para trazer semanalmente a Alvôco uma unidade móvel de cuidados primários, garantindo também um transporte regular para o centro de saúde. Foi igualmente assumido o compromisso de contratar dois funcionários em definitivo para responder às necessidades diárias da freguesia: “As pessoas não podem sentir que vivem numa freguesia esquecida. Queremos que todos tenham acesso fácil aos serviços essenciais e, sobretudo, cuidados de saúde de proximidade. É para isso que vamos trabalhar”, sublinhou João Miguel Pais.

Em matéria de floresta e ambiente, João Miguel Pais anunciou um plano local de emergência contra incêndios, baseado na criação de uma unidade de proteção civil voluntária, equipada e formada para garantir uma resposta imediata no terreno. Destacou ainda o reforço da monitorização dos pontos de água como medida preventiva essencial. “Temos de proteger a nossa floresta e o nosso território. Não podemos esperar que outros resolvam por nós: a primeira resposta tem de ser dada aqui, por pessoas formadas e equipadas na própria freguesia”, defendeu João Miguel Pais.

Por fim, apontou o eixo da participação e do futuro, com a realização, já nos próximos fins de semana, de reuniões com associações, coletividades e instituições locais, bem como conferências temáticas abertas à comunidade, onde serão apresentados os manifestos centrais da candidatura.

“A minha ligação a esta terra vem de muito longe, dos meus avós que me ensinaram o valor do trabalho e da comunidade. Nestes quatro anos tive a oportunidade de servir Alvôco com dedicação e aprendi que não basta gerir o dia-a-dia: é preciso ter coragem para projetar o futuro. É isso que me move, é por isso que aqui estou e é por isso que acredito que unidos podemos, transformar a nossa freguesia”, sublinhou João Miguel Pais.

Recorde-se que João Miguel Pais é o atual Secretário-Geral da Juventude Popular, o segundo cargo mais importante da estrutura nacional e o primeiro oliveirense a ocupar essa posição, integrando a direção liderada por Catarina Marinho. Foi ainda candidato a deputado à Assembleia da República nas últimas duas eleições legislativas e trabalha no setor privado como gestor e economista em saúde.

O encontro terminou com “emoção e confiança, deixando claro o compromisso do movimento: projetar Alvoco das Várzeas para o futuro, preservar o que a torna única e cuidar, todos os dias, das suas pessoas”.

A sessão abriu com a intervenção de Catarina Marinho, Presidente da Juventude Popular e candidata à Câmara Municipal do Cadaval, prosseguiu com a participação da Candidata à Assembleia de Freguesia e atual Presidente da Assembleia de Freguesia, a advogada Andreia Lobo Mendes, e encerrou com o discurso do Candidato à Presidência da Junta de Freguesia, João Miguel Pais, atual Secretário da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas e Secretário-Geral da Juventude Popular.

Na sua intervenção, Catarina Marinho destacou a energia que a candidatura traz a Alvoco das Várzeas e a importância de valorizar a pluralidade da equipa: “Eu sou uma estranha para vocês, mas vocês não são estranhos para mim por causa dele [do João Miguel Pais]. E aquilo que eu quero muito ver a partir de dia 12 de outubro é que mais pessoas conheçam esta terra da forma que eu conheci, porque têm o João que pensa, sente e faz por esta freguesia. E Alvôco tem muito a ganhar por esta energia fantástica que esta candidatura plural traz”, afirmou Catarina Marinho.

De seguida, Andreia Lobo Mendes sublinhou a necessidade de a freguesia não ficar parada, mas avançar com ambição. “Não podemos deixar que a nossa freguesia fique parada no tempo. Muito foi feito nos últimos quatro anos e vi-o pela forma como o João trabalhou nos seus pelouros: o Arraial, o Dia da Freguesia, o Interiorizar, o Alvôco Iluminado e a marca ‘Visite Alvoco das Várzeas’. Não basta ser só responsivo, é preciso ter visão e capacidade de executar, e sinto que é isso que nos distingue”, afirmou Andreia Lobo Mendes.

redacao

redacao

Leia também

Rascunho automático
Desporto

Sampaense vitorioso com recuperação de última hora: leia o resumo

4 de Outubro, 2025
Autárquicas 2025: José Francisco Rolo corre atrás das “maiorias”. Sabe quais são?
Destaque

Autárquicas 2025: José Francisco Rolo corre atrás das “maiorias”. Sabe quais são?

4 de Outubro, 2025
Homem detido por abusar sexualmente da filha menor na Figueira da Foz
Informação

PJ da Guarda detém duas pessoas por 300 burlas informáticas

3 de Outubro, 2025
Melhores sabores de Oliveira do Hospital à mesa na “Semana da Gastronomia”
Informação

Município de Seia promove Mostra de Gastronomia

3 de Outubro, 2025
Autárquicas 2025: Francisco Rodrigues tem “grande confiança” de que “vai ganhar as eleições”. E se perder?
Destaque

Autárquicas 2025: Francisco Rodrigues tem “grande confiança” de que “vai ganhar as eleições”. E se perder?

3 de Outubro, 2025
Lucinda Maria apresentou novo livro “Sonetos”
Informação

Lucinda Maria apresentou novo livro “Sonetos”

3 de Outubro, 2025
Curto circuito causou foco de incêndio em habitação na Chamusca da Beira
Informação

Incêndio destruiu fábrica de sofás no Sabugal

3 de Outubro, 2025
Oliveira do Hospital celebra Feriado Municipal com a dinamização de diversas iniciativas
Informação

Oliveira do Hospital celebra Feriado Municipal com a dinamização de diversas iniciativas

2 de Outubro, 2025
Mundiveste veste-se de rosa pela consciencialização do cancro da mama
Empresas/ Negócios

Mundiveste veste-se de rosa pela consciencialização do cancro da mama

2 de Outubro, 2025
Carregar Mais
Seguinte
Ciclo do Pão realiza-se este domingo, em Meruge, para “manter vivas as tradições do cultivo dos cereais”

Ciclo do Pão realiza-se este domingo, em Meruge, para "manter vivas as tradições do cultivo dos cereais"

Três milhões de euros para proteção e conservação da natureza em áreas protegidas na região Centro

Populações de 15 concelhos, entre os quais Oliveira do Hospital, manifestam-se por uma floresta com futuro

DESCARREGUE A NOSSA APP

PODCAST

As nossas rubricas

original

As nossas Freguesias

Vice Versa – o debate político na Rádio Boa Nova

Opinião

Rascunho automático
Desporto

Sampaense vitorioso com recuperação de última hora: leia o resumo

por Albino José
4 de Outubro, 2025
0

Na primeira jornada da Proliga de basquetebol defrontaram-se em São Paio de Gramaços o Sampaense Basket e o Lusitânia dos...

Ler maisDetails
Alexandre Henriques, Opinião

10 ideias para o futuro de Oliveira do Hospital 

23 de Setembro, 2025
“Olhando para cima”. Carlos Brito analisa situação desportiva em Oliveira do Hospital e Tábua

Opinião: Em tempo de eleições, porque correr riscos? (Parte 3)

19 de Setembro, 2025
“Olhando para cima”. Carlos Brito analisa situação desportiva em Oliveira do Hospital e Tábua

Opinião: Em tempo de eleições, porque temos comportamentos conservadores (Parte 2)

12 de Setembro, 2025

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

Seja amigo da Rádio Boa Nova!

As mais recentes

Rascunho automático

Sampaense vitorioso com recuperação de última hora: leia o resumo

4 de Outubro, 2025
Autárquicas 2025: José Francisco Rolo corre atrás das “maiorias”. Sabe quais são?

Autárquicas 2025: José Francisco Rolo corre atrás das “maiorias”. Sabe quais são?

4 de Outubro, 2025
Homem detido por abusar sexualmente da filha menor na Figueira da Foz

PJ da Guarda detém duas pessoas por 300 burlas informáticas

3 de Outubro, 2025
Melhores sabores de Oliveira do Hospital à mesa na “Semana da Gastronomia”

Município de Seia promove Mostra de Gastronomia

3 de Outubro, 2025
Autárquicas 2025: Francisco Rodrigues tem “grande confiança” de que “vai ganhar as eleições”. E se perder?

Autárquicas 2025: Francisco Rodrigues tem “grande confiança” de que “vai ganhar as eleições”. E se perder?

3 de Outubro, 2025
Lucinda Maria apresentou novo livro “Sonetos”

Lucinda Maria apresentou novo livro “Sonetos”

3 de Outubro, 2025

O programa do Agrupamento de Escolas

Pub

A Rádio Boa Nova no Rally de Portugal

Os nossos livros

Rádio Reportagem


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design