Na primeira jornada da Proliga de basquetebol defrontaram-se em São Paio de Gramaços o Sampaense Basket e o Lusitânia dos Açores. Iniciaram a competição com uma primeira parte muito periclitante. No primeiro e segundo períodos foi notória a falta de ritmo de ambas as partes, com a equipa da casa a cometer muitos erros, alguns de palmatória, que acabaram de fazer a diferença no marcador ao intervalo. Vantagem do Lusitânia por 28-42 nessa altura.
À entrada da segunda parte, e no terceiro período, começou melhor a equipa dos Açores, que ganhou alguma vantagem significativa no marcador. Mas com o decorrer do tempo, o Sampaense conseguiu recuperar e ir para o quarto e último período com uma desvantagem de apenas dois pontos (51-53). E é neste período que vem ao de cima a recuperação do Sampaense.


Com cinco minutos para jogar, passa para a frente do marcador (66-62). Minutos finais disputados ponto a ponto. Com quarenta e quatro segundos para jogar, um ressalto de bola ganho e um triplo de Gonçalves colocam a equipa em vantagem (76-70), com tudo em aberto para o desfecho da partida e um “timeout” para acertar pormenores, mas o Sampaense não deixou fugir a vitória final por 80-74.
Cláudio Figueiredo, vai ter que trabalhar os seus atletas para os métodos de jogo desejados e objetivos para esta época, já que conta um plantel totalmente renovado.





























