O Largo da Igreja em Alvoco das Várzeas vai ser, no próximo domingo, 14 de setembro, pelas 16h00, o ponto de encontro para a apresentação oficial da candidatura do Movimento Independente Unidos por Alvoco à Junta de Freguesia.
O momento marcará não apenas a revelação da lista completa de candidatos, já entregue no tribunal, mas também a partilha das propostas e compromissos de um projeto que se apresenta como uma alternativa de proximidade, renovação e união para a comunidade.
A candidatura é liderada por João Miguel Pais, atual secretário da Junta de Freguesia, secretário-geral da Juventude Popular e candidato a deputado à Assembleia da República nas últimas duas eleições legislativas. Ao seu lado, como número dois e mandatário, surge Emanuel Bento, Presidente da Associação “Alvôco a Recordar”, candidato independente pelo PS nas últimas eleições autárquicas e militante do LIVRE.
Para o candidato João Miguel Pais, a candidatura distingue-se pela “diversidade e pelas grandes bandeiras que apresenta à freguesia”. “Esta lista é feita de pessoas de Alvoco e para Alvoco, com propostas concretas e com diversidade que a nossa terra exige. Queremos dar nova dinâmica social à freguesia, valorizar o papel do associativismo, reforçar o acesso à saúde e assumir a floresta como uma prioridade estratégica. Ao mesmo tempo, temos a ambição de promover melhorias infraestruturais que tragam mais qualidade de vida à população. O Movimento Independente Unidos por Alvoco nasce com esta energia, com esta visão e com a determinação de transformar o potencial da nossa terra. Porque Alvoco pode ainda mais”, refere na nota enviada à Rádio Boa Nova.
Já Emanuel Bento realça também diversidade que dá força ao movimento: “O Unidos por Alvoco integra pessoas sem filiação partidária e cidadãos com filiação de esquerda a direita, e é precisamente essa diversidade que torna a lista mais rica, aberta e sem sectarismos. Perfis diferentes, mas todos com um traço em comum: a dedicação a Alvoco.”
A lista integra ainda “nomes de grande reconhecimento local, com diferentes percursos cívicos e políticos”: Raquel Campos Alves, bióloga e empresária, proprietária do turismo rural Quinta das Levadas e candidata à Presidência da Junta em 2013; Andreia Mendes, advogada, atual Presidente da Assembleia de Freguesia de Alvoco das Várzeas, que integrou há quatro anos a lista da Coligação PSD/CDS-PP Construir o Futuro; e Vera Rodrigues, membro da Assembleia de Freguesia e também proveniente dessa mesma coligação.
Para além “destas figuras de maior destaque, o movimento salienta que toda a restante equipa é composta por pessoas profundamente ligadas à freguesia, fazendo parte do seu dia a dia, do trabalho local, da vida comunitária e do associativismo”. “É esta ligação enraizada que confere à candidatura uma autenticidade única e uma verdadeira representatividade da freguesia e da sua população”.
Recorde-se que o Movimento Independente Unidos por Alvoco se candidata pela primeira vez às eleições autárquicas, afirmando-se como “um projeto novo, mas assente na experiência, no conhecimento do território e no compromisso com a população”.
O Movimento Independente Unidos por Alvoco sublinha ainda que “este é apenas o primeiro momento de contacto com a comunidade”. Em breve, será apresentada uma visão estruturada para a freguesia, não apenas para os próximos quatro anos de mandato, mas também uma estratégia de desenvolvimento a 20 anos, que pretende projetar Alvôco no futuro e garantir um caminho sólido de crescimento, sustentabilidade e coesão.
A apresentação de domingo contará ainda com a presença de figuras de reconhecimento nacional, regional e local, reforçando o peso político e social do projeto.
O Movimento Independente Unidos por Alvoco convida assim toda a população a participar neste encontro que “pretende ser um marco de união e esperança”. “Este é um movimento de Alvôco, feito por pessoas de Alvoco e para Alvoco”, concluem.