O Encontro de Cuidados Paliativos, que vai decorrer na Casa Municipal da Cultura de Seia, esteve, esta manhã, em destaque na Rádio Boa Nova. A iniciativa promovida pela Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Seia, que integra a Unidade Local de Saúde da Guarda, vai ter lugar de 4 a 6 de dezembro com a participação de vários especialistas.
A coordenar a Unidade de Cuidados Paliativos de Seia desde setembro deste ano, a oliveirense Luciana Frade explicou que o encontro, que teve a sua última edição em 2019 (pré-covid) é de cariz “científico”, contando por isso com “especialistas de renome nacional, pessoas que são amplamente conhecidas e distinguidas nesta área, com trabalho mais do que comprovado”.
No encontro vão estar em destaque algumas novidades em cuidados paliativos, entre elas a utilização da Inteligência Artificial nesta área, mas o encontro vai possibilitar. “acima de tudo, partilhar experiências com outros colegas”.
“Mais do que falar em inovações, é a partilha de conhecimentos com pessoas que trabalham em áreas específicas” explicou a médica paliativista, para quem a realização deste encontro e a presença dos especialistas é revelador do trabalho de referência que a Unidade de Cuidados paliativos do Hospital de Seia tem vindo a desenvolver. O objetivo, garante a coordenadora, é de continuar nesta senda.
Na organização deste encontro, Luciana Frade continua com o envolvimento de toda a equipa de um modo geral, e da enfermeira Alexandra Almeida, em particular. Esta manhã na Rádio Boa Nova, a também oliveirense destacou o “gabarito” associado aos palestrantes que vão participar na iniciativa promovida pela Unidade localizada no Hospital da Seia e que é a única na área de abrangência da ULS da Guarda com valência de internamento, com capacidade para 11 utentes. Este é motivo de “orgulho” para Alexandra Almeida, que destaca o facto de a Unidade, para além de abranger o território da ULS da Guarda, também tocar no território da ULS de Coimbra, ao admitir utentes de Oliveira do Hospital e Tábua e, às vezes, Nelas (ULS Viseu Dão-Lafões).
O trabalho que tem vindo a ser dinamizado pela Unidade de Seia, serve por isso de mote ao encontro que, no primeiro dia (4) vai possibilitar um contributo muito relevante à comunidade, com a palestra intitulada “E Se Eu Não Puder Decidir: Saber Escolher no Final da Vida”, cujo tema e discussão são considerados de grande pertinência. A entrada é gratuita.
Do evento também faz parte a sessão de stand-up comedy dinamizada pelo humorista Carlos Vidal, que estará presente no evento enquanto médico e também proporcionará esta oportunidade à comunidade em geral, no dia 5 de dezembro, às 21h30.
Ouça o PODCAST para saber mais sobre o encontro e o trabalho que é desenvolvido, diariamente, pela equipa da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Seia:




























