Um surto de Covid-19, detetado em dezembro, infetou 39 utentes e 15 funcionários no Lar-Sede da Santa Casa da Misericórdia de Soure, em Coimbra, e já causou uma vítima mortal.
Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Soure, no distrito de Coimbra, adianta que até domingo, 10 utentes e dois funcionários já foram considerados recuperados.
Na nota, a instituição conta que tem em funcionamento três Estruturas Residenciais Para Idosos, estando o surto circunscrito, até domingo, ao Equipamento I, denominado de Lar-Sede na Avenida dos Bombeiros Voluntários, em Soure.
“A instituição publicou na sua página do Facebook em 23 de dezembro último, informação relevante sobre o surto de pandemia por covid-19, entretanto detetado após testes realizados, em articulação com a Autoridade de Saúde, a um total de 67 funcionários e 55 utentes”, refere a instituição.
Na sequência dos testes foram, segundo a Santa Casa, declarados em 22 de dezembro, 15 utentes e oito funcionários positivos para a covid-19.
De acordo com a Santa Casa, o plano de contingência foi ativado e os utentes infetados foram isolados numa ala previamente destinada para a covid-19 e os funcionários colocados em quarentena.
“Entretanto a 30 de dezembro último foi possível repetir testes aos ‘negativos’ àquela data de 22 de dezembro, cujos resultados para covid foram considerados positivos em 24 utentes e sete funcionários”, indica a instituição.
A Santa Casa adianta que o estado de saúde dos utentes é estável, tendo sido considerados recuperados, até domingo, um total de 10 utentes e dois funcionários, que já reiniciaram a sua atividade profissional.
“Estão neste momento [domingo] internados três utentes, cuja informação hospitalar é a de que estão estáveis e há a lamentar, entretanto, o falecimento de um utente”, informa a instituição na nota de domingo.
Na nota, a instituição refere que foram implementados dentro do mesmo edifício três polos distintos, um para os casos positivos, outro para os “recuperados” e ainda um terceiro para os casos negativos e adianta ter enviado à segurança social um pedido de envio de equipa de reforço.
A vacinação nos lares de idosos arranca hoje em Portugal continental, em Mação, Santarém, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina, segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
Os utentes e funcionários da Casa de Idosos de São José das Matas (51 pessoas) e da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos (61 pessoas) serão os primeiros a receber as vacinas contra a covid-19, no âmbito da vacinação em lares de idosos.