A UEFA e a FIFA anunciaram, esta segunda-feira, que todas as seleções e equipas da Rússia estão suspensas e por isso não podem participar em qualquer competição até novo aviso. A decisão foi tomada na sequência dos ataques das forças militares russas à Ucrânia.
Assim sendo, o Spartak Moscovo é automaticamente eliminado da Liga Europa – o RB Leipzig qualifica-se diretamente para os quartos de final – e a seleção da Rússia não poderá participar no Mundial’2022.
“O futebol está totalmente unido e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, pode ler-se no comunicado conjunto da UEFA e da FIFA.
Refira-se que esta decisão da FIFA surge um dia depois do órgão que gere o futebol mundial ter anunciado que a Rússia estava impedida de utilizar o seu nome, bandeira e hino, bem como receber provas internacionais no seu país. Ou seja, a FIFA decidiu endurecer as sanções à Rússia apenas 24 horas depois da primeira decisão.