O Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou, ontem, dois novos suportes de promoção e venda, no primeiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Trata-se de duas brochuras: “uma motivacional e inspiracional e uma de short breaks, com sugestões de estadas na região”.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da entidade, apresentaram os novos materiais no stand do TCP na BTL, situado no Pavilhão 1 da FIL, Feira Internacional de Lisboa.
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Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “a brochura motivacional e inspiracional assenta nos 5 pilares estratégicos da promoção turística do TCP. Nas suas páginas são destacados produtos turísticos como os Lugares Património da Humanidade no Centro de Portugal, a arte urbana, os museus e castelos, mas também a natureza, as estações náuticas, a rede de percursos pedestres e ecopistas, as áreas protegidas e as praias da região”.
O turismo religioso, com os Caminhos Marianos, de Santiago e a herança judaica, e as novas tendências turísticas, como são os casos do projeto “Work from Center de Portugal”, o turismo industrial, o turismo cinematográfico ou as cidades criativas da UNESCO são outros dos produtos em destaque.
“Esta brochura é um instrumento de grande impacto motivacional, que tem como principal objetivo dar a conhecer o desconhecido, fazer as pessoas sonhar e suscitar nelas a vontade de viajar para a região Centro de Portugal”, explica Sílvia Ribau.
Quanto à brochura de short breaks, trata-se de uma seleção da oferta de 129 empreendimentos da região, divididos pelas 8 sub-regiões, com preços promocionais atrativos.
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As duas brochuras vão estar disponíveis em formato físico, nos postos de atendimento do TCP, mas também de forma digital, nas várias plataformas da entidade. Podem ser descarregadas em https://bit.ly/365a32L.
O primeiro dia do stand do TCP começou com a visita do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa teve oportunidade de conhecer o espaço deste ano, onde se encontra “o melhor do Centro de Portugal, numa visita que muito honrou a região”.
O Presidente da República foi acompanhado pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques (que voltou a visitar o stand ao final da tarde), e pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, entre outras individualidades. A comitiva foi recebida por Pedro Machado, Jorge Loureiro e Luís Antunes, da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal.
Territórios promoveram produtos turísticos
Durante o dia, houve várias apresentações de produtos turísticos de territórios da região. O primeiro momento coube ao território da Mealhada. Depois das boas-vindas, por parte do presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, foram apresentados os Guias de Bolso da Mata do Bussaco, pelo presidente da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte, e por Armando Carvalho, dos guias Foge Comigo. A apresentação do IV Congresso Internacional Floresta e Potencial para a Saúde, por Miguel Vasco, da iNature, e a degustação de produtos “4 Maravilhadas da Mealhada” – água, pão, vinho e leitão – encerraram o momento dedicado à Mealhada.
O espaço que se seguiu foi protagonizado pela Região de Leiria. Gonçalo Lopes, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, deu as boas-vindas aos presentes, a anteceder a apresentação do projeto “É de Leiria”, pelo chef Rui Lopes. Seguiu-se uma atuação musical do Orfeão de Leiria e a apresentação do Rallye Verde Pino – Região de Leiria, pelo presidente da CM Porto de Mós, Jorge Vala. Aurélio Ferreira, presidente da CM Marinha Grande, deu a conhecer o Ano Internacional do Vidro, e Carlos Palheira, vereador da CM Leiria, explicou os pormenores de Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022, antes de uma degustação de produtos regionais que encerrou o momento da Região de Leiria.
O dia terminou com um espaço protagonizado pela CIM da Beira Baixa. João Lobo, presidente da CIM, deu a nota de boas-vindas, seguindo-se uma encenação teatral do território e de produtos turísticos, pelo Váatão. Depois, teve lugar a apresentação do vídeo “Voar na Beira Baixa”. A assinatura de um protocolo entre a CIM Beira Baixa e a Centro Portugal Film Commission foi outro momento alto da tarde, que terminou com uma atuação das Adufeiras de Idanha-a-Nova e com showcooking por parte do chef Artur Norberto, com fabrico artesanal de trufas de aguardente de medronho.