Quinta-feira, Fevereiro 5, 2026
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

Torne a Sua Casa Mais Eficiente em Cinco Passos

redacao por redacao
24 de Março, 2023
em Nacional
Reading Time: 4 mins read
A A
Torne a Sua Casa Mais Eficiente em Cinco Passos
0
PARTILHAS
0
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

E se a sua casa estiver a fazer com que perca dinheiro? É muito provável que sim. Afinal, a eficiência das casas portuguesas não é propriamente a grande mais-valia da nossa habitação.

Segundo dados revelados, no início de 2023, pela Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética, estima-se que haja entre um e três milhões de portugueses a viver em pobreza energética. 700 mil estão numa situação ainda mais grave: severa pobreza energética.

Em resultado disso, as soluções para contrariar este cenário vão-se multiplicando. É certo que não pode reconstruir a sua casa. Mas, com umas abordagens mais complexas que outras, são várias as opções que pode adotar na sua habitação.

A pensar nisso, construímos um guia para que torne a sua casa mais eficiente em cinco passos. 

1.       Escolha janelas eficientes

Pode ser surpreendente o impacto que as janelas têm no conforto da sua casa: melhorias térmicas, acústicas e na fatura. Tecnicamente falando, as janelas que melhores resultados trarão à sua habitação são de caixilho em PVC ou alumínio e com grande capacidade de evitar a entrada de ar. Assim, conseguirá evitar a entrada de frio nos meses de inverno e calor no verão.

A utilização de vidro duplo também é importante para a insonorização do ruído que lhe chega do exterior.

2.       Aproveite a luz natural

E por falar em janelas, não pode desperdiçar a luz natural que lhe entra pela casa. Especialmente se tiver boa orientação. Se a sua casa está virada para sul, então saiba que está na posição ideal.

Mais do que deixar entrar a luz solar para evitar recorrer à elétrica, deve privilegiar um interior pintado em tons de branco. Desta forma, as paredes e tetos irão refletir mais facilmente a luz que vem lá de fora ajudando a tornar o seu lar mais quente durante o inverno.

3.       Dê uma oportunidade aos painéis solares

Não só de iluminação (natural) se faz o sol. De energia também e, para isso, só precisa da ajuda dos painéis solares. Embora de investimento inicial considerável, os painéis solares são um verdadeiro amigo da carteira e do ambiente. Uma alternativa sustentável que pode ajudar a reduzir até 60% do consumo de energia doméstico.

Para além disso, os seus custos de manutenção são reduzidos pelo que, depois da instalação inicial, pouco mais se terá de preocupar com eles.

Com a instalação dos painéis solares para autoconsumo, tem apenas de ter em atenção o cumprimento da lei. Existem normas sobre o controlo de produção.

4.       Tenha bom isolamento

O isolamento é das características mais importantes para ter uma casa agradável. E, provavelmente, um dos grandes problemas das casas portuguesas. É ele que vai regular e manter a temperatura da sua casa estável ao longo de todo o ano.

A juntar à boa qualidade das janelas, o revestimento do edifício trará resultados verdadeiramente aconchegantes. Para isso, deve priorizar a cobertura, uma vez que é a partir daí que se dá a maior fuga de calor. Seguem-se as paredes e portas.

Tudo somado, com estes cuidados, poderá vir a reduzir as despesas com a climatização em 10%.

5.       Eletrodomésticos, lâmpadas e aquecimento

 A eficiência dos eletrodomésticos já não é novidade. Mas é algo que nunca se deve esquecer no momento de trocar aquele frigorífico que deixou de funcionar. O exemplo não foi aleatório, porque são os eletrodomésticos de maior dimensão que merecem mais a sua atenção.

O que também não é novidade é o uso de lâmpadas de baixo consumo. Falamos das LED. São mais caras, é certo, mas podem durar até 25 anos e oferecer muita poupança com a iluminação.

Outro fator importante a considerar é o aquecimento. Se gosta deste reforço extra para a climatização da sua casa, deve optar pela qualidade dos equipamentos e pela eficiência energética. Estamos a falar de um equipamento com um grande impacto na sua fatura mensal, por isso, a escolha pelo ar condicionado é a decisão mais acertada. Embora mais caro, é mais eficiente do que qualquer eletrodoméstico que possa comprar para o mesmo fim.

Com apenas estas cinco dicas, vai conseguir transformar a performance da sua casa, tornando-a mais eficiente.

Embora algumas soluções representem um investimento inicial significativo, pode sempre considerar opções como as de crédito consolidado 120 meses, a somar aos apoios estatais previstos.

E aí em casa, já adota alguma destas medidas?

redacao

redacao

Leia também

Proteção Civil alerta para risco de cheias e inundações na região de Coimbra
Informação

Mau tempo obriga ao corte de mais de 100 estradas

5 de Fevereiro, 2026
Depressão Leonardo coloca todos os distritos de Portugal continental ‘a amarelo’ por causa da chuva
Nacional

Depressão Leonardo coloca todos os distritos de Portugal continental ‘a amarelo’ por causa da chuva

4 de Fevereiro, 2026
Chuva e vento fortes até sábado em Portugal continental
Oliveira do Hospital

Depressão Leonardo está a caminho com chuva, neve, vento e agitação marítima

3 de Fevereiro, 2026
Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital
Oliveira do Hospital

Bombeiros de Oliveira do Hospital reúnem donativos para vítimas da tempestade Kristin

1 de Fevereiro, 2026
Governo declara estado de calamidade e estuda financiamento para reconstrução das zonas afetadas
Informação

Governo declara estado de calamidade e estuda financiamento para reconstrução das zonas afetadas

29 de Janeiro, 2026
País: Depressão Kristin provoca quatro mortos
Informação

País: Depressão Kristin provoca quatro mortos

28 de Janeiro, 2026
Chuva forte, neve e agitação marítima colocam vários distritos sob alerta
Informação

Mau tempo: Depois da Ingrid, está aí a tempestade Joseph

26 de Janeiro, 2026
Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo
Informação

Depressão Ingrid coloca Portugal sob aviso: chuva intensa, vento forte, ondas gigantes e neve nos próximos dias

22 de Janeiro, 2026
Homem detido por abusar sexualmente da filha menor na Figueira da Foz
Informação

País: Megaoperação da PJ detém 37 pessoas e faz 15 arguidos por crimes de ódio: promoviam ideologia nazi

20 de Janeiro, 2026
Carregar Mais
Seguinte
Desporto: ADN desce de divisão. FCOH continua no campeonato nacional (notícia atualizada)

Calendário desportivo do fim-de-semana

“A Voz da Alegria”

Dia do Pai: As mensagens das crianças para os pais (podcast)

DESCARREGUE A NOSSA APP

Os Nossos PODCAST

As nossas rubricas

original

15ª Edição “A Escola e o meio”

Opinião

Anatomia do Chega: A propósito de um livro do jornalista Miguel Carvalho
Opinião

Futurologia e tirania

por redacao
31 de Janeiro, 2026
0

«Liberdade é a liberdade de dizer que dois e dois são quatro»George Orwell, Mil Novecentos e Oitenta e quatro, 1949...

Ler maisDetails
Morreu o Sr. Costa: voluntário e amigo, um homem sempre presente na comunidade

Agradecimento público

6 de Janeiro, 2026
Anatomia do Chega: A propósito de um livro do jornalista Miguel Carvalho

Anatomia do Chega: A propósito de um livro do jornalista Miguel Carvalho

27 de Dezembro, 2025
A Amiga Natália

A Amiga Natália

14 de Dezembro, 2025

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

As mais recentes

“Estavam a entrar quantidades inimagináveis de água”: mau tempo faz estragos no Tribunal de Oliveira do Hospital

“Estavam a entrar quantidades inimagináveis de água”: mau tempo faz estragos no Tribunal de Oliveira do Hospital

5 de Fevereiro, 2026
Deslizamentos e aumento do caudal afetam Alvoco das Várzeas e condicionam EN230

Deslizamentos e aumento do caudal afetam Alvoco das Várzeas e condicionam EN230

5 de Fevereiro, 2026
Quatro detidos em Gouveia, Manteigas e Covilhã por tráfico de droga

Apanhado em flagrante a furtar residência em Oliveira do Hospital: Fica em prisão preventiva

5 de Fevereiro, 2026
“Uma Escola de Valores deve ser a prioridade da Educação”: A Escola e o Meio entrevista o diretor Carlos Carvalheira

“Uma Escola de Valores deve ser a prioridade da Educação”: A Escola e o Meio entrevista o diretor Carlos Carvalheira

5 de Fevereiro, 2026
Tábua: Empresa CardozuGest foi assaltada na última madrugada

Tábua: Empresa CardozuGest foi assaltada na última madrugada

5 de Fevereiro, 2026
Proteção Civil alerta para risco de cheias e inundações na região de Coimbra

Mau tempo obriga ao corte de mais de 100 estradas

5 de Fevereiro, 2026

Pub

Os nossos livros


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design