Luís Filipe Torgal, docente de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), responsável pela organização da tertúlia sobre Fátima adiantou à Rádio Boa Nova…
… que a iniciativa que vai ter lugar amanhã, pelas 18h00, “não tem o objetivo de comemorar Fátima”, mas antes de “debater Fátima”.
“O Sol Bailou ao Meio Dia” ?! Fátima, Fé e História… 100 anos Depois” é o tema da tertúlia promovida pelas áreas disciplinares de História e de Filosofia do AEOH. Surge a iniciativa por ocasião das comemorações do centenário das aparições de Fátima, mas não com o propósito de as comemorar. “A escola laica não tem objetivo de comemorar acontecimentos religiosos”, referiu Luís Torgal, notando que a iniciativa acontece no seio da escola, na Biblioteca, enquanto espaço cultural.
Na tertúlia, que vai ser moderada por Vítor Neves e transmitida em direto pela Rádio Boa Nova, vão surgir “várias vozes, eventualmente dissonantes, que podem aqui e ali estar em sintonia”, referiu Luís Torgal. Anselmo Borges, Carlos Esperança, Francisco Claro e o próprio Luís Filipe Torgal são os intervenientes na iniciativa e, por isso, convidados a pronunciarem-se sobre o tema que surge “com um ponto de exclamação e interrogação”. “É uma pergunta retórica à qual pretendemos dar resposta. Há aqui a voz de teólogos, sacerdote, um historiador e um ateu”, frisou.
A iniciativa tem como palco a Biblioteca do AEOH, mas é aberta à comunidade.