Depois de vários dias de temperaturas amenas e algum vento, os termómetros voltam esta terça-feira a subir, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), chegando mesmo aos 31ºC em Setúbal, aos 30ºC em Lisboa, Beja e Santarém, aos 29ºC em Évora, aos 28ºC em Leiria e Faro e aos 27ºC em Coimbra.
Já no Porto as temperaturas não passam dos 24ºC de máxima, assim como em Vila Real, Viseu e Sagres.
O distrito mais fresco esta terça-feira será, contudo, a Guarda, com as temperaturas a variarem entre os 21ºC de máxima e os 10ºC de mínima.
No distrito de Coimbra são esperadas temperaturas entre os 12ºC de mínima e os 27ºC de máxima. No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão oscilar entre os 10ºC e os 25ºC.
Nos Açores, os termómetros vão variar entre os 23ºC de máxima (nas Flores) e os 21ºC (São Miguel). Já na Madeira prevê-se que cheguem aos 24ºC.
Por todo o território nacional, o céu vai estar nublado e com algumas nuvens.
Cenário semelhante prevê-se para quarta e quinta-feira, dias 17 e 18 de maio. Apenas o distrito mais quente passa a ser Santarém.
Hoje, 34 concelhos dos distritos de Faro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.