Ontem, ao final da tarde, ocorreu um incêndio em Mouronho, no concelho de Tábua, que teve origem na realização de uma queimada por parte dos proprietários de um terreno florestal. A GNR identificou os autores.
O alerta para o incêndio foi dado às 19h58, tendo o mesmo mobilizado 31 operacionais apoiados por 8 viaturas, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ANEPC. Devido à rápida intervenção dos operacionais, o incêndio foi dado como controlado às 20h40.
Teresa Dias, Adjunta de Comando dos Bombeiros Voluntários de Tábua adiantou à Rádio Boa Nova que à chegada ao local se depararam com “três montes de sobrantes que os proprietários estavam a queimar”. Com recurso a “ramos” foram os proprietários que acabaram por extinguir as chamas, tendo depois os bombeiros procedido aos trabalhos de “rescaldo”.
“O incêndio resumiu-se aos três montes de folhagens de Carvalhos. Não alastrou a mais nada a nível de mato”, referiu a responsável, verificando que o comportamento dos proprietários está proibido pela situação de perigo máximo de incêndio florestal devido às temperaturas elevadas.
Acorreram ao local, para além dos Bombeiros Voluntários de Tábua, elementos das corporações de Vila Nova de Oliveirinha, Coja e Arganil. A GNR também esteve no local e identificou os autores da queimada.