O Conselho Municipal de Juventude de Tábua – CMJT, reuniu no dia 14 de Janeiro, na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, com a presença do Presidente do CMJT e Vereador da Juventude, David Pinto, dos representante da Assembleia Municipal pelo PS e pelo PPD-PSD/CDS-PP (online), dos representantes da Juventude Socialista, do Agrupamento de Escuteiros de Midões e da Tábua XXI – Associação Juvenil, da Técnica de Juventude do Município e, pela primeira vez, do representante da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (FAJDC), o Vice-Presidente Nuno Semedo, que a partir desta data passa a integrar o CMJT como Membro Observador.
No ponto das Informações o vereador de Juventude referiu que o Município está a atualizar o seu Cartão Jovem Municipal para o formato digital, transmitindo que haverá uma reunião com as Associações do Concelho e o IPDJ, para divulgar os projetos a que se poderão candidatar. Salientou, também, que a área da Juventude do Município passará a denominar-se “Tábua YOUth – Juventude és Tu!”, para a qual será lançado, em breve, um concurso para a criação do logotipo.
Foi apresentado o Relatório de Atividades na área da Juventude para o ano de 2021, sendo de realçar que foram muitas as atividades realizadas, com e para jovens, tendo sido bastante positiva a participação dos mesmos enquanto cidadãos ativos na comunidade.
Sendo o Plano Municipal de Juventude um desejo para este Executivo Camarário, e tendo em conta que não é um processo rápido, iniciou-se a elaboração de um Plano Estratégico para a Juventude de Tábua, com os contributos de um pequeno grupo de jovens de várias idades e áreas de interesse, tendo sido definidos 7 eixos e ações de intervenção, pelos e para os jovens.
De todas as propostas apresentadas, o Vice-Presidente da FAJDC, Nuno Semedo, salientou que a do Provedor de Juventude é uma ideia muito positiva, tendo parabenizado o Conselho pela ideia pioneira em todo o Distrito de Coimbra.