As “Culturas do Mundo” vão estar em destaque em Tábua, nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto no Festival que vai decorrer no Jardim Sarah Beirão, no âmbito a programação Cultural em Rede “Cultura 3×4” que também envolve os Municípios de Anadia e Vagos.
Apresentado esta manhã no espaço que vai dar palco ao evento, o “Festival Culturas do Mundo” propõe um programa de “quatro dias ricos em atividades”, desde a gastronomia/street food, a outras áreas como concertos, artesanato, folclore, exposições e cerveja artesanal, em que estão representadas “várias culturas do mundo”, nomeadamente dos países que vão participar no evento.
“Tábua é rica por ter uma comunidade estrangeira que já é bastante forte”, afirmou esta manhã o presidente da Câmara Municipal de Tábua, referindo mesmo estar a decorrer o processo de geminação com outras entidades de outros países. Por isso, Ricardo Cruz avançou que o que se espera é “um encontro onde a cultura seja uma versatilidade, naquilo que são as tradições e culturas de cada um dos povos”.
A depositar grandes expectativas no evento, Ricardo Cruz ressalva também o facto de se tratar de uma iniciativa com investimento estimado em 30 mil Euros e que é “totalmente financiado”. A esta juntam-se outras ações que, até ao final do ano, pretendem animar o concelho de Tábua, num investimento de cerca de 230 mil Euros “com financiamento”
Pela frente está, por isso, um “ano rico”, no âmbito da aposta do governo de incentivo à cultura após a paragem forçada devido à pandemia. Ricardo Cruz apela à participação e visita no Festival que vai decorrer em Tábua e que será o “centro das culturas do mundo”.
Também o vice-presidente da autarquia, António Oliveira, apreciou a decisão do governo em proporcionar candidaturas para apoiar os agentes culturais”, considerando que nesse domínio o Município de Tábua “fez o seu papel” ao avançar com três candidaturas e de modo particular com o “Cultura 3×4”.
Nos quatro dias, o evento “está internacionalizado” contando com a participação de ranchos, bandas, grupos, artistas e artesãos de várias nacionalidades, que se misturam com a participação de ranchos, bandas, grupos e artistas locais e da região.
O festival que vai dar corpo a uma “programação que vem sendo preparada há meses” vai decorrer no Jardim Sarah Beirão, “um espaço de excelência para este tipo de eventos”, considerou António Oliveira.
A contar com uma comunidade estrangeira que já ultrapassa mais de 10 por cento da comunidade tabuense, o Município apela à presença de todos no evento que valoriza as “Culturas do Mundo”.
A par do Festival Culturas do Mundo, vai decorrer no dia 12 de agosto a comemoração do Dia Internacional da Juventude na praia Fluvial da Ronqueira e com atividades também a decorrer no Jardim Sarah Beirão.
Ainda no âmbito da Programação Cultural em Rede “Cultura 3×4” vai decorrer em Tábua, nos dias 5 (21h30, Capela do Senhor dos Milagres) e 7 de agosto (16h00, Escolo de Todos Nós em Midões) a iniciativa “Rota das Cigarras”.