O Município de Tábua assinou um protocolo de cooperação com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) garantindo, assim, a vinda do Ensino Superior para o concelho, com o objetivo de “facilitar a transferência de conhecimento e qualificar o tecido empresarial e social local, através do desenvolvimento de projetos de inovação e de formação tecnológica especializada”.
Segundo a autarquia, o Espaço CULTIVA irá acolher este projeto, que irá arrancar com cursos técnicos superiores profissionais, nomeadamente com um ciclo curto de engenharia, com o objetivo de colmatar a falta de resposta tecnológica que se sente na região. É dirigido a pessoas de todas as faixas etárias e de diversos graus académicos, que pretendem aprofundar os seus conhecimento e capacidades na área da engenharia.
O projeto permitirá ainda que, após a formação de curta duração, a mesma possa ter continuidade no ISEC, sendo que para Mário Velindro, presidente do ISEC, “este protocolo é a demonstração da vontade e disponibilidade desta Escola Superior em estar mais próxima do território e assumir-se como um parceiro ativo para o seu desenvolvimento”.
Para Ricardo Cruz, presidente da autarquia de Tábua, “esta parceria vem reforçar a estratégia do Município em estabelecer ligação com entidades que produzem conhecimento, fomentando a sua presença no território de forma a abrir novas oportunidades na área da formação, fundamental na construção de um território mais qualificado e competitivo, preparado para os desafios da atualidade”.