A Câmara Municipal de Tábua, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, deu início à execução de “dois projetos de grande relevância para o município no que concerne às alterações ambientais e da paisagem, conferindo-lhes uma maior resiliência e proteção das populações contra incêndios rurais”, informou em comunicado.
O primeiro projeto, intitulado “Condomínio de Aldeia”, abrange a localidade de Senhor da Serra, na freguesia de Carapinha, e a localidade de Fontão, na freguesia de Mouronho, visa melhorar a área envolvente das aldeias (faixas de gestão de combustíveis) conferindo-lhes “uma maior proteção e resiliência aos incêndios rurais”. Tem ainda como objetivo a instalação, nas referidas localidades, do programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”. Este projeto conta com um financiamento do Fundo Ambiental no valor 74.000€.
O segundo projeto é designado por “Floresta e Gestão Florestal Sustentável – Prevenção e Controlo de Espécies Exóticas Invasoras Lenhosas e da Regeneração Natural de Espécies do Género Eucalyptus spp” e será executado nas propriedades do Município, localizadas na localidade de Barras, freguesia de Tábua, e na freguesia da Póvoa de Midões.
Tem como principal objetivo o combate às espécies invasoras lenhosas (acácia/mimosa e áreas de eucalipto sem gestão), substituindo-os por espécies autóctones. Este projeto conta com um financiamento do Fundo Ambiental no valor de 50.000€.