A Tábua de Queijos e Sabores da Beira arrancou, este sábado de manhã, para mais uma edição que se espera que volte a ser coroada de “sucesso”. Esta é a expectativa do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, que nos dois dias do evento espera que “seja atingido o número recorde de cerca de 30 mil visitantes, cerca de 15 mil por dia”.
O Pavilhão Multiusos de Tábua volta a servir de palco à iniciativa que se mostra atrativa para “um público-alvo dos zero aos 80, aos 90 ou aos 100 anos, ou seja, dos mais novos aos mais velhos”. Ao afamado queijo, junta-se o pão, os enchidos, o mel e outras iguarias do concelho e da região. Tudo isto em “harmonia” com os bons vinhos da região e de outros pontos do país, no âmbito da Montra Vínica que é uma das novidades do evento.


O Queijo Serra da Estrela ganha cada vez mais terreno na Tábua de Queijos e Sabores da Beira que, este ano, conta também com a presença institucional da EstrelaCoop, entidade responsável pela certificação desta que é uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa.
O contacto com os animais constitui outro dos pontos de interesse do evento, onde também é possível desfrutar da gastronomia da região nas várias tasquinhas que ali são dinamizadas pelas freguesias e coletividades do concelho.
Ao todo são mais de 170 os pontos de interesse na Tábua de Queijos que, acima de tudo, pretende ser “um museu vivo de homenagem aos pastores e às queijeiras e ao mundo rural”, referiu esta manhã o presidente da autarquia.

A contar com a presença dos responsáveis pelas Associações representativas da atividade pastorícia como a EstrelaCoop e a ANCOSE – Associação Nacional de Ovinos da Serra da Estrela, assim como da CIM Região de Coimbra, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Turismo Centro de Portugal, entre outros dirigentes e autarcas da região, Ricardo Cruz voltou a vincar a preocupação do município para com o setor. Inclusivamente, foi assinado um protocolo entre o município e a ANCOSE, em que a autarquia se compromete a assegurar os custos de vacinação dos ovinos do concelho.
“Hoje assinámos mais um documento, uma adenda ao contrato, e podemos dizer que toda a vacinação efetuada dos 4.445 animais ruminantes é paga pelo município de Tábua num incentivo aos pastores”, referiu.
Mas, a autarquia “não quer ficar por aqui”. “Queremos alavancar mais a raça bordaleira, temos 300 unidades no nosso concelho, e queremos dar um incentivo para que haja queijo certificado no nosso concelho e para que os mais novos optem por trabalhar em prol do mundo rural”, referiu, apontando também para o projeto da futura incubadora do queijo, cuja maquete se encontra em exposição no piso superior do Multiusos de Tábua. “O nosso objetivo principal é ter queijos certificado no nosso concelho, tendo em consideração que pertencemos à região marcada do Queijo Serra da Estrela com três freguesias”, avançou.
A defesa do mundo rural e, em particular, da pastorícia e consequente produção do Queijo Serra da Estrela mereceram o aplauso de Manuel Marques, presidente da ANCOSE, assim como de Joaquim Lé, presidente da EstrelaCoop e Emílio Torrão, da CIM da região de Coimbra. “Parabéns ao Município de Tábua”, foram unânimes a considerar, sobressaindo a preocupação da EstrelaCoop: “Se nós não nos preocuparmos com os pastores, com o seu bem estar com esta atividade, não teremos o leite necessário para produzir o Queijo Serra da Estrela”, frisou Joaquim Lé.
A Tábua de Queijos e Sabores da Beira decorre até amanhã (23) à noite e apresenta uma vasta programação cultural, destacando-se a presença televisiva durante a tarde de domingo no programa Domingão da SIC.
No âmbito do evento, está também a decorrer o Festival do Borrego Serra da Estrela, prolongando-se até ao dia de Carnaval (4 de março).
