Depois de uma semana de sol e calor, o tempo decidiu dar um volte-face e até sexta-feira as temperaturas máximas não vão ultrapassar os 23ºC, as mínimas vão chegar aos 4ºC, vamos ter chuva e muitas nuvens, e isto para todo o país, incluindo as ilhas.
Hoje, por exemplo, não conte com temperaturas com mais de 20ºC e se sair de casa leve o guarda-chuva. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apenas no arquipélago da Madeira não se prevê aguaceiros e os termómetros podem subir até aos 22ºC.
Cenário semelhante espera-se para amanhã, terça-feira, dia 11 de maio. O céu vai estar “parcialmente nublado” em todo o país. Na região Norte espera-se chuva e aguaceiros, assim como nas ilhas do grupo central e oriental dos Açores. Já na Madeira, o sol vai espreitar.
Na quarta-feira, assim como na quinta, tanto as temperaturas mínimas como as máximas sobem (muito ligeiramente) e algumas regiões vão ver o sol espreitar por entre as nuvens, como é o caso dos Açores, da Madeira, Alentejo e Algarve. No Norte, Centro e região de Lisboa e Vale do Tejo a chuva continua a polvilhar o dia.
Na sexta-feira e, principalmente, no fim se semana, o sol volta a brilhar na maioria das regiões do país e as temperaturas vão subir gradualmente, prevendo-se que cheguem, em algumas zonas, a perto dos 30ºC.
Nesta segunda-feira, as temperaturas variam em Oliveira do Hospital entre os 6 e os 13 graus.