Na semana de 15 a 21 de junho, o Comando Territorial de Coimbra da GNR detetou 272 infrações e registou a ocorrência de 69 acidentes, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR adianta que do conjunto das 272 infrações detetadas, 28 foram por falta de inspeção periódica obrigatória, 19 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 13 por falta de seguro de responsabilidade civil, oito por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, oito relacionadas com tacógrafos, sete por excesso de peso e cinco relacionadas com excesso de velocidade.
Já dos 69 acidentes ocorridos nas estradas do distrito, resultaram 23 feridos leves.
No mesmo período, a GNR emitiu 86 autos de contraordenação: 46 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e 40 na área da legislação policial.
Foram detidas 17 pessoas em flagrante delito, destacando-se: 10 por condução sob o efeito do álcool, dois por condução sem habilitação legal e quatro por tráfico de estupefacientes.
A GNR procedeu ainda à apreensão de 59 doses de canábis, quatro pés de cannabis, uma dose de cocaína, uma cabeça de canábis, quatro armas de fogo, 10 munições, duas balanças de precisão e dois telemóveis.
Foram ainda dinamizadas ações de sensibilização no âmbito dos programas: “Escola Segura – Educar as Nossas Crianças”, ”Idosos em Segurança”, “Vacinar os nossos Idosos – Plano Vacinação Covid 19”, “Internet Segura”, “Rodoviário”, “Cyberbulling”, “Educação e proteção ambiental”, “Comércio Seguro” e “Floresta Segura”.