Na semana de 29 de junho a 5 de julho, o Comando Territorial de Coimbra registou uma série de infrações e delitos, ao mesmo tempo que realizou variadas ações de sensibilização.
No comunicado à Rádio Boa Nova, o Comando Territorial de Coimbra procedeu à detenção de 14 pessoas em flagrante delito, destacando-se seis sob o efeito de álcool, seis por condução sem habilitação legal e um detido por furto de veículo.
São ainda descritas as apreensões da semana: uma dose de cocaína; cinco doses de haxixe; 0,18 gramas de liamba em folhas e ainda 3,59 gramas de pés de liamba.
Relativamente ao trânsito, foram detetadas 1 384 infrações: 35 infrações por falta de inspeção periódica obrigatória, 25 pelo uso de telemóvel aquando do ato de condução, 24 por falta ou uso incorreto do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 18 por falta de seguro de responsabilidade civil, 17 por excesso de peso, 13 relacionadas com tacógrafos e oito relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.
A GNR registou ainda 57 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e 27 feridos leves.
Ao nível da Fiscalização Geral, registaram-se 59 autos de contraordenação, sendo 35 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e 24 no âmbito da legislação policial.
Por fim, relativamente às ações de sensibilização realizadas durante a semana, destacam-se as inseridas no âmbito dos programas ”Idosos em Segurança”, “Comércio Seguro”, “Escola Segura – Educar as Nossas Crianças, “Educação e proteção ambiental”, “Bullying”, “Prevenção Rodoviária”, “Cyberbullying”, ”PNF Dispositivo de segurança – cinto-me vivo” e “Floresta Segura”.
Rita Tavares (Jornalista Estagiária)