Esta manhã, na cidade de Oliveira do Hospital, crianças e jovens foram convidados a caminhar no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro e à qual o Município aderiu pelo 5º ano consecutivo. Antes disso, foram desafiados a simular a utilização de um autocarro e de 20 viaturas ligeiras e a verificar os benefícios que o uso do transporte coletivo tem para o ambiente, ao contrário do carro.
Até ao final da semana são várias as iniciativas previstas para envolver e alertar a comunidade para uma problemática que, como referiu esta manhã o vice-presidente da autarquia, Nuno Oliveira, “não é só de Oliveira do Hospital, mas é também do país, da europa e do mundo”. Nuno Oliveira considera que é “importante a educação ambiental junto das crianças” e ao mesmo tempo “sensibilizar cada vez mais as pessoas para terem outros métodos de circulação, seja a pé ou de bicicleta e até de trotineta, no caso das crianças” .
“Quanto menos veículos tivermos a circular, melhor é para o nosso futuro”, referiu o vice-presidente, defende que as pessoas devem “saber viver em sociedade” e colocar em prática os conceitos da “partilha e da socialização”.
Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade tem a “Eficiência Energética” como tema central para a realização de ações. Refira-se que uma maior eficiência energética resulta numa redução de emissões e no que toca à mobilidade podemos contribuir para a poupança de energia, através de uma mobilidade mais ativa; optar por uma condução mais sustentável; e, sempre que possível, reduzir as necessidades de transporte.