Depois do sucesso do “Festival do Borrego”, Oliveira do Hospital aposta, de 15 a 22 de março, na Semana da Gastronomia que conta com a adesão de 22 restaurantes. O evento serve de “rampa de lançamento” para a Festa do Queijo da Serra da Estrela.
As “maravilhas” gastronómicas do concelho vão estar em destaque na semana que antecede a Festa do Queijo da Serra da Estrela. Na mesa dos restaurante aderentes vão ser servidos pratos da “cozinha tradicional e contemporânea” que fazem parte da Carta Gastronómica do concelho. O desafio é para que, os visitantes “saboreiem as maravilhas do concelho, pernoitem no alojamento local e venham conhecer as paisagens, os rios, os monumentos…”, referiu Graça Brito, vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
Um “cheirinho” daquilo que a Semana da Gastronomia pretende ser foi apresentado, no sábado passado, no Mercado Municipal. Em dia de Mostra da Nossa Terra, evento que ali se realiza no primeiro sábado de cada mês, desde há 15 anos, foi posta a mesa com uma iguaria doce ou salgada confecionada pelos restaurantes aderentes. O momento foi seguido de degustação.
A partir do Mercado, o presidente do Município convidou os turistas a visitar o concelho e a degustar a boa gastronomia junto dos restaurante aderentes. “A gastronomia é turismo”, observou José Francisco Rolo, que também inclui no pacote turístico de Oliveira do Hospital o artesanato, os produtos locais, os alojamentos e os percursos pedestres. Esta é, por isso, “ também uma oportunidade de gerar riqueza”.
Com mais esta ação, Oliveira do Hospital pisca o olho aos turistas para a Festa do Queijo marcada para 23 e 24 de março. “É uma rampa de lançamento”, referiu José Francisco Rolo.
O autarca oliveirense enalteceu ainda o trabalho de levantamento que foi levado a efeito para a definição da Carta Gastronómica do concelho. “Agora há que entrar na componente de promoção”, frisou.
A certeza é de que “a gastronomia existe e está nas mãos de quem a sabe confecionar”, que são os restaurantes que vão participar na Semana da Gastronomia e que dão prova de que Oliveira do Hospital “é um território vivo”. “Isto é a nossa terra. Isto existe, não é recriação”, sustentou o autarca.
A convidar à participação na iniciativa, o autarca situou a ação no campo da dinamização do setor da restauração. “O objetivo é estimular a economia, é criar incentivos para levar as pessoas ao setor da restauração”, concluiu.