O Município de Seia vai realizar, de 26 de fevereiro a 6 de março, uma mostra gastronómica. São nove dias de convites renovados, a cada dia, em 36 restaurantes do concelho, para conhecer, provar e degustar os “Aromas e Saberes da Montanha”, adianta a autarquia.
A mostra gastronómica, que vai juntar à mesa a herança de saberes e sabores do concelho, tem o objetivo de “dar destaque à gastronomia tradicional e dinamizar o setor da restauração do concelho”.
Em comunicado, o Município presidido por Luciano Figueiredo adianta que “a gastronomia é um dos mais importantes recursos turísticos do concelho de Seia, nomeadamente a gastronomia de montanha, que pelo seu caráter singular e diferenciador, muito contribui para elevar os níveis de atratividade do concelho e da região da serra da Estrela”.
“Trata-se de um património único, inspirado nos produtos e vivências locais, ao qual a Câmara Municipal quer dar um novo impulso, valorizando e divulgando a gastronomia enquanto elemento cultural, símbolo de identidade e uma ferramenta de desenvolvimento local e de promoção territorial”.
Assim, por estes dias, os restaurantes apresentarão “uma ementa de inspiração tradicional, com recurso aos produtos locais, privilegiando, entre outros, o uso do cabrito, do borrego, do Queijo Serra da Estrela, do mel, do requeijão e dos enchidos”
À mesa também não faltará o típico pão de centeio e a broa de milho, ou o Bolo Negro, iguaria única, e propostas de degustação do vinho de altitude, produzido nas encostas da serra da Estrela ou mesmo na região demarcada do Dão.