A aposta no formato digital da Feira do Queijo Serra da Estrela – Seia revelou-se um êxito, tanto pelos valores quantificáveis, de que é exemplo o número de encomendas (3750), como pela promoção e visibilidade que conferiu aos produtores e ao território, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, no decorrer da última reunião do executivo.
O certame, que este ano ganhou vida no Marketplace Dott, o maior shopping online de Portugal, teve início, como habitualmente, no sábado de Carnaval (13 de fevereiro), excedendo as expectativas de vendas logo na primeira quinzena, frisou o edil, o que levou a autarquia a prolongar o certame até à Páscoa (13 de abril).
No balanço dos dois meses da feira (13/02 a 13/04), além do número de encomendas, Filipe Camelo realçou a quantidade de produtos vendidos, perto de 5.800, o que não deixa de ser significativo face ao número de produtores que participaram de evento – 20 produtores de produtos endógenos do território, 12 de queijo, 3 de enchidos, 2 de vinho e bebidas espirituosas, um de pão e bolos e dois de mel, enfatizou.
Apesar de ser muito diferente do evento físico, em especial pela singularidade do programa de animação que habitualmente acompanha a feira, o retorno que obtivemos dos produtores do setor alimentar foi muito positivo. Foi uma “lufada de ar fresco”, revelando-se um importante contributo no escoamento dos produtos, em especial junto dos pequenos produtores, numa altura particularmente difícil, de forte contenção da atividade económica devido ao confinamento generalizado no território nacional, rematou o autarca senense.
O produto rei efetivamente foi o queijo, com mais de 3,500 quilos vendidos, seguido do enchido, com perto de 2000 produtos vendidos, da Broa e do Bolo Negro, mas também do mel.
É, igualmente, “interessante” analisar a proveniência dos compradores, reveladora do interesse nos produtos senenses nas zonas mais populosas do país, Lisboa e Porto, embora a procura tenha sido generalizada de norte a sul do país, inclusive ilhas.
A mobilização de recursos para o digital criou, portanto, as condições para que os produtores pudessem escoar os seus produtos, revelando-se um sucesso, facto também impulsionado por a autarquia senense ter assegurado todas as despesas inerentes à operacionalização do evento, desde a comercialização na plataforma, ao acondicionamento dos produtos, e aos portes de envio.
“Esta foi também uma forma de capacitar os produtores para o mercado digital, em crescente expansão nos dias de hoje”, refere o Município senense.