Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia foram convidados pela Autarquia de Seia a participar no Orçamento Participativo Escolar, apoiando os processos e tomadas de decisão que potenciem a sua escola.
O OP Escolas destina cinco mil euros a cada um dos projetos vencedores, num total de 20 mil euros, nesta que é a primeira experiência da cidadania participativa, também ao nível das escolas do concelho de Seia.
Para este projeto que fomenta o espírito cívico e o sentido democrático nos mais novos, foram apresentadas 6 propostas – com contributo dos alunos da Escola Profissional Serra da Estrela, do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Seia e da Escola Superior de Turismo e Hotelaria – que seguem agora para votação. Os resultados são conhecidos no final de janeiro.
Recorde-se que o OP Escolas, decorre agora na mesma calendarização definida para o Orçamento Participativo de Seia e pretende dar voz aos estudantes, criando incentivos ao seu envolvimento nas decisões que afetem os seus interesses e os da escola.