A Santa Casa da Misericórdia de Galizes levou a cabo o Dia das Boas Ações, uma iniciativa de âmbito internacional – “Good Deeds Day”, com a parceria portuguesa a cargo da ENTRAJUDA. Esta iniciativa/movimento pretende unir pessoas de todo o mundo que realizam boas ações em benefício, quer da comunidade, quer do planeta. Ao todo, participam neste vento cerca de 100 países, juntos para dar visibilidade a projetos de bem.
Assim, integrada neste dia, no sentido de promover e dar visibilidade a ações de voluntariado, divulgando-as para inspirar outras pessoas a fazer o bem, levámos a cabo uma série de iniciativas, mais viradas para o acompanhamento dos mais vulneráveis e portadores de deficiência física/motora e intelectual, bem como para a diminuição nos níveis de stress/burnout junto de colaboradores e outros, levando-os a realizar atividade física diferenciada, aliada a uma análise dos seus referenciais de saúde.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a manhã começou com a realização de uma Caminhada, entre o Complexo Casa S. João de Deus e a Casa de N.ª Sr.ª da Visitação, com um percurso pelo meio da natureza e da localidade de Galizes. Esta culminou, antes de almoço, com a realização de vários rastreios: colesterol, glicémia e tensão arterial, realizados pela equipa de Farmacêuticos da nossa Farmácia Nuno Álvares, nas instalações da instituição parceira – Sociedade de Recreio e Cultura dos Povos de Galizes e Vendas de Galizes.
Da parte da tarde houve continuidade das atividades, com a realização de uma aula de Zumba, nas instalações da Casa de N.ª Sr.ª da Visitação, prestada pela instrutora Mila Goncharenko, que foi do agrado de utentes e colaboradores.
O dia terminou com a realização do Laço Azul Humano, campanha nacional a que anualmente a Santa Casa se tem associado, no exterior das nossas instalações, com a presença das crianças da Creche, utentes de Lar Residencial/Residência Autónoma, utentes de CACI, colaboradores das diversas valências, Provedor e membros da Mesa Administrativa, bem como da Responsável pelo Gabinete de Ação Social do Município de Oliveira do Hospital, Dr.ª Carla Camacho e do Presidente da CPCJ local e Vereador do Município, Prof. Nuno Ribeiro.
Aproveitando todas estas presenças, foi promovido o hastear de duas bandeiras muito importantes na dinâmica institucional, mais direcionadas para a nossa Creche S. João de Deus: a bandeira do Selo Protetor, distinção associada à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, que indica que a entidade tem o foco nos direitos das crianças, criando metodologias pró-ativas de promoção desses mesmos direitos (a Santa Casa é referência e galardoada com esta distinção desde a primeira edição, em 2018); a Bandeira Verde Eco-Escolas, atribuída durante os três últimos anos pela ABAE, reconhecendo as boas práticas e premiando o trabalho de qualidade desenvolvido pela Creche no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, nomeadamente através de ações como: melhoria do desempenho ambiental da escola/instituição, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade para a temática ambiental.