Os Queijos Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal vão ser os protagonistas da Rota dos Queijos DOP da Região Centro que conta com o envolvimento de 36 municípios. O objetivo é “valorizar um produto de excelência e aproximá-lo dos consumidores”.
Na apresentação do projeto que decorreu, hoje, em Oliveira do Hospital, o presidente anfitrião José Francisco Rolo defendeu que, a ter “início no próximo verão”, a Rota dos Queijos vai “gerar valor acrescentado no território e dar centralidade a esta região”. O objetivo é “elevar a procura”, conquistando “novos consumidores no mercado nacional, ibérico e, quem sabe, europeu”.
“Trata-se de uma rota de visitação, experimentação. Levar quem consome aos lugares, às pastagens, às queijarias, contactar com pastores e queijeiros”, explicou o autarca.
Considerando um “projeto de convergência regional”, José Francisco Rolo sublinha que é importante “acarinhar e estimular” a atividade da produção de queijo. A esta altura, o presidente não tem dúvidas de que, com esta iniciativa, “estamos a criar inovação no interior de Portugal”.
Atendendo situação de seca que o país atravessa, o edil garante que “estão a ser estruturadas medidas junto ao Ministério da Agricultura e Associações para apoiar os produtores, nomeadamente a nível da alimentação dos animais”. “Temos aqui um produto de excelência que depende muito da qualidade das pastagens”, frisou.
Na ocasião, Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, defendeu que “a Rota dos Queijos é um exemplo de coesão” e que “esta iniciativa é o resultado de um projeto bem mais robusto que está a ser implementado em toda a região centro para valorizar toda a fileira do Queijo DOP”. Segundo o responsável, “o que se pretende agora é atrair, dar a conhecer, e acima de tudo, ter capacidade de experimentar, vivenciar, para que as pessoas venham conhecer todo o ciclo, desde as pastagens às queijarias”.
“É importante capacitar as pessoas e incentivá-las numa lógica de valorização do produto e colocá-lo no patamar que merece”.
A Rota dos Queijos DOP da Região Centro faz parte do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, promovido pela InovCluster. Presidente desta Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Patrícia Coelho sublinhou que a entidade “pretende formar pessoas”, relembrando que o projeto foi iniciado com “uma escola de pastores” onde foram capacitados com um curso”.
A estratégica passa também, a nível nacional, pelo envolvimento da RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural que pretende “captar mais público para o consumo de Queijo DOP”, tal como referiu Hugo Gomes, coordenador da associação.