O Ranking de Competitividade Municipal 2025 coloca Arganil em destaque no indicador “Fiscalidade e Endividamento Autárquico”, onde ocupa a 21.ª posição, “refletindo a política fiscal responsável do Município e a solidez das suas contas”.
O estudo desenvolvido pelo Instituto +Liberdade “confirma o reconhecimento de um trabalho contínuo de gestão financeira prudente e responsável, que tem permitido ao Município assegurar estabilidade orçamental, aliviar encargos às famílias e empresas e reforçar a sua capacidade de investimento em projetos estruturantes”.
A dívida do Município de Arganil “tem vindo a diminuir progressivamente ao longo dos anos, resultado de uma gestão financeira rigorosa e equilibrada”. Esta trajetória positiva “demonstra a capacidade do Município de equilibrar receitas e despesas, assegurando sustentabilidade orçamental e disponibilidade financeira para investir em projetos cofinanciados estruturantes, sem comprometer a estabilidade financeira”.
Como reconhecimento desta gestão responsável, Arganil foi distinguido pelo 11.º ano consecutivo com o diploma «Compromisso Pagamento Pontual», destacando a pontualidade no cumprimento das suas obrigações financeiras.
No plano fiscal, Arganil “mantém uma política de proximidade e apoio às famílias e empresas: a taxa mínima de IMI é de 0,3%, com desconto consoante o número de filhos; a devolução de 5% do IRS representa um benefício de mais de 370 mil euros para os cidadãos em 2025, totalizando 1,5 milhões nos últimos quatro anos; a derrama sobre o lucro das empresas mantém-se em 0%”. As tarifas dos serviços básicos continuam entre as mais baixas do país.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, sublinha que “estes resultados comprovam a gestão responsável e transparente do Município, sempre com o objetivo de aliviar os encargos das famílias e das empresas e reforçar a capacidade de investimento em projetos que fazem a diferença no desenvolvimento do concelho”. Acrescenta ainda que a posição alcançada no ranking “é um reconhecimento do trabalho realizado e um incentivo para continuarmos a gerir com rigor, pensando no presente e no futuro de Arganil”.
As medidas adotadas têm permitido ao Município “reduzir encargos financeiros, manter taxas e tarifas competitivas para famílias e empresas e reforçar a capacidade de investimento em obras públicas e projetos cofinanciados”.
O Ranking de Competitividade Municipal 2025 compara o desempenho de 186 municípios portugueses com mais de 10.000 habitantes, avaliando dimensões como economia local, finanças, sustentabilidade e qualidade de vida.
Arganil no top 25 da Cultura e Entretenimento
De salientar é também o desempenho de Arganil na Cultura e Entretenimento, ocupando a 25.ª posição. Este resultado reflete “o compromisso do Município em oferecer uma programação cultural diversificada e abrangente, que valoriza tradições, identidade e gastronomia local, envolvendo ativamente a comunidade na organização e participação das iniciativas”.
Ao longo do ano, Arganil “apresenta um programa inclusivo e eclético, que vai das iniciativas de proximidade às manifestações que atraem milhares de visitantes, como a Noite Branca, a Feira das Freguesias, a FICABEIRA e a Feira do Mont’Alto, incluindo ainda a programação da Cerâmica Arganilense, com sessões de cinema e espetáculos ao vivo”. Para além de preservarem e celebrarem a memória e as tradições, estas iniciativas “constituem verdadeiros motores de dinamização económica, promoção turística e fortalecimento da coesão comunitária”.
Com este desempenho, o Município de Arganil “reafirma a sua estratégia de gestão equilibrada, que alia responsabilidade financeira a um investimento contínuo no desenvolvimento do concelho e ao apoio direto aos munícipes”.