Sábado, Maio 31, 2025
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

“Reiteramos o compromisso assumido com os tabuenses há 18 meses”

redacao por redacao
11 de Abril, 2023
em Destaque, Informação, Sociedade, Tábua, Última Hora
Reading Time: 6 mins read
A A
“Reiteramos o compromisso assumido com os tabuenses há 18 meses”
122
PARTILHAS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

“Tábua é hoje a perfeita comunidade municipal por que tantos lutaram, sempre com a Câmara Municipal à frente como era o seu dever e imperativo”. A frase é de José Oliveira e Costa, o primeiro presidente do Município de Tábua. Cinco décadas depois, a citação voltou a ser proferida por Ricardo Cruz que, ainda hoje, reconhece nela a o propósito de uma autarquia que é “uma verdadeira entidade promotora do desenvolvimento do concelho”.

Nas comemorações do Feriado Municipal de Tábua, o presidente do Município reiterou “o compromisso assumido com os tabuenses há 18 meses”. “A ambição, vontade e esperança estão hoje ainda mais presentes na nossa ação”, frisou.

No Dia do Município, o autarca deu conta das obras e investimentos do projeto autárquico iniciado em outubro de 2021 que já são uma realidade. Água, saneamento, infraestruturas municipais, melhoria da rodovia, ensino, floresta e tecido empresarial têm sido prioridades do executivo municipal. “Em outubro de 2021, ao dar cumprimento à confiança que nos foi conferida pelos tabuenses, firmámos um compromisso com o concelho, através do qual assumimos total empenho na concretização de um projeto de modernidade e de prosperidade para Tábua, assente numa ação de proximidade e de trabalho conjunto com todos os que fazem movimentar Tábua e contribuem para que hoje sejamos um concelho bem desperto e com forte dinamismo”, afirmou.

No Centro Cultural de Tábua, Ricardo Cruz voltou a comprometer-se com a aposta no rigor financeiro, garantindo que “o controlo das contas do Município permitirá garantir a sustentabilidade futura e corresponder às oportunidades colocadas pelo PRR e o Portugal 2030 que garantem apoios essenciais”.

A autarquia tabuense assumiu, desde logo, a transferência de competências, acreditando que a proximidade é um fator chave na “resolução de problemas”.

Este ano, no dia em que o Município de Tábua comemorou o seu Feriado Municipal, assinalou-se também os 50 anos da Restauração da Comarca de Tábua e os 170 anos do concelho. Foi motivo para “mostrar o sentimento de gratidão à comunidade e honrar e respeitar o passado”. Nessa senda, serviu o Dia do Município também para homenagear todos os presidentes de Câmara que passaram por Tábua. O Salão Nobre da autarquia sofreu remodelações e agora, através de ilustrações, os sete ex-autarcas dão vida ao espaço.

Nuno Tavares, presidente da Assembleia Municipal, aproveitou a presença de Augusto Silva, bem como membros do Governo e deputados da Assembleia da República para pedir políticas de apoio para os territórios do interior e que a atenção não esteja apenas focada nas grandes áreas metropolitanas. “É preciso acreditar na coesão territorial, apostar no interior e na qualidade de vida das nossas aldeias”, afirmou. Apesar da “desertificação do interior”, garante que “Tábua é um concelho consolidado, com gente séria e trabalhadora”.

Na mesma linha, Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra, também salientou que “a fixação da população, sobretudo jovem, deve ser a chave principal”. Assim, é “necessário dar ferramentas às autarquias para marcar a diferença e conseguir alcançar essa meta”. Na ocasião, considerou que “Tábua é um exemplo de resiliência, pois procura captar pessoas e combater a desertificação”. Para o presidente da CIM de Coimbra, “é preciso uma verdadeira política de apoio aos territórios do interior”. “Portugal só é Portugal se formos um todo. Estamos empenhados para reivindicar meios e reforços para que a coesão territorial seja uma realidade”, concluiu.

Ontem foi ainda inaugurada a Requalificação do Jardim Sarah Beirão – Espaço Jovem, bem como se realizou uma Cerimónia do Dia do Combatente, durante a qual foi apresentado o Talhão dos Combatentes no Cemitério Municipal de Tábua.

Tábua merece elogios

Convidado de honra, Augusto Santo Silva sublinhou que “é importante o empenhamento de todos” no que diz respeito à descentralização de competências que “é uma das vias de desenvolvimentos dos territórios”. O presidente da Assembleia da República referiu que “as despesas assumidas pelas autarquias aumentou nas últimas décadas através da lógica da proximidade”. “Tábua merece todos os elogios”, afirmou, justificando que “foi um dos primeiros Municípios a empenhar-se neste processo de descentralização das competências, aceitando desde logo assumi-las”. “Os resultados já estão à vista”, disse Augusto Santo Silva, frisando que “a proximidade traz mais eficácia”.

Numa cerimónia que contou com o presidente da Assembleia da República, com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e com o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, foram “distinguidas personalidades e entidades que têm contribuído para que o concelho seja uma referência”.

Distinções Honoríficas:

– Medalha de Mérito Cívico: Casa dos Tabuenses, Santa Casa da Misericórdia de Tábua e Padre Manuel da Silva Paiva

– Medalha de Mérito Cultural e Científico: Fernando José Gouveia Pais

– Medalha de Mérito Profissional: Maria José Leal Castanheira Neves

– Medalha de Valor e Altruísmo: Paulo Jorge da Fonseca Rodrigues e Vítor Manuel da Fonseca Gomes

–Diplomas de Mérito PME Líder 2021: Cunfil, Frisalgados, Transcoitense. PME Excelência: Friopastel e Habicovelo

– Diplomas Mérito Estudantes: Inês Cruz, André Mendes, Daniel Figueiredo, Micaela Pinto e Inês Sousa

– Reconhecimento trabalhadores aposentados e falecidos: Maria de Fátima Fernandes, Manuel Veiga, José Manuel dos Santos, Paulo Rui Paixão, António Correia, Maria Isabel da Costa e Maria de Lurdes da Costa.

Tags: Tábua
redacao

redacao

Leia também

Junta à Conversa: Margarida Claro, autarca de Seixo da Beira, é a próxima convidada
Programas

Junta à Conversa: Margarida Claro, autarca de Seixo da Beira, é a próxima convidada

30 de Maio, 2025
Aldeia das Dez recebe I Encontro Internacional de Tecelagem e Outras Artes
Oliveira do Hospital

Aldeia das Dez recebe I Encontro Internacional de Tecelagem e Outras Artes

30 de Maio, 2025
Oliveira do Hospital comemora Dia Mundial da Criança
Informação

Oliveira do Hospital comemora Dia Mundial da Criança

30 de Maio, 2025
FC Oliveira do Hospital pede apoio para que o futebol sénior não termine
Comunicado

FC Oliveira do Hospital pede apoio para que o futebol sénior não termine

30 de Maio, 2025
Prazo para limpeza de terrenos florestais termina no sábado
Nacional

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos até 15 de junho

30 de Maio, 2025
Autocarro com 37 crianças colide com camião na A8 e cai em ravina
Informação

Autocarro com 37 crianças colide com camião na A8 e cai em ravina

30 de Maio, 2025
Homem detido por abusar sexualmente da filha menor na Figueira da Foz
Informação

Dois detidos por tentativa de homicídio, roubo e detenção de arma proibida

30 de Maio, 2025
CISE, Seia
Informação

Sessão Prospetiva junta decisores e sociedade civil no CISE

30 de Maio, 2025
Poeiras regressam amanhã e temperatura pode chegar aos 27ºC. A chuva e o frio estão de volta no fim de semana
Informação

Poeiras de África afetam qualidade do ar

30 de Maio, 2025
Carregar Mais
Seguinte
GNR deteta descarga ilegal de efluentes suinícolas

‘Páscoa 2023’: GNR regista mais de 900 acidentes e 5 mil contraordenações

Arganil: Jovem condenado a 18 anos de prisão por matar namorada

Oliveira do Hospital: Talhante julgado por tentativa de homicídio após desferir golpes em homem

DESCARREGUE A NOSSA APP

As nossas Freguesias

Vice Versa – o debate político na Rádio Boa Nova

Opinião

Vice-Versa: As PME Líder de Oliveira do Hospital
Última Hora

Vice-Versa: PME “estão de parabéns”, mas “qual o salário médio? E a BLC3?”

por redacao
28 de Maio, 2025
0

No mais recente programa Vice-Versa da Rádio Boa Nova, transmitido ontem à noite e já disponível em PODCAST, os comentadores...

Ler mais
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

João Pedro Caseiro: As eleições na AFC, a saúde mental em OH e o novo ciclo político

28 de Maio, 2025
Parque fotovoltaico: João Dinis acusa Câmara Municipal de “ceder aos interesses” da Sonae Arauco

“Afirmação de futuro na evocação dos 37 anos da freguesia de Vila Franca da Beira”

27 de Maio, 2025
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Opinião: “O PS deve ter atenção às autárquicas em todo o país”

21 de Maio, 2025

O programa do Agrupamento de Escolas

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

As nossas rubricas

original

Seja amigo da Rádio Boa Nova!

PODCAST

Pub – Oferta Formativa EPTOLIVA

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

As mais recentes

Junta à Conversa: Margarida Claro, autarca de Seixo da Beira, é a próxima convidada

Junta à Conversa: Margarida Claro, autarca de Seixo da Beira, é a próxima convidada

30 de Maio, 2025
Aldeia das Dez recebe I Encontro Internacional de Tecelagem e Outras Artes

Aldeia das Dez recebe I Encontro Internacional de Tecelagem e Outras Artes

30 de Maio, 2025
Oliveira do Hospital comemora Dia Mundial da Criança

Oliveira do Hospital comemora Dia Mundial da Criança

30 de Maio, 2025
FC Oliveira do Hospital pede apoio para que o futebol sénior não termine

FC Oliveira do Hospital pede apoio para que o futebol sénior não termine

30 de Maio, 2025
Prazo para limpeza de terrenos florestais termina no sábado

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos até 15 de junho

30 de Maio, 2025
Autocarro com 37 crianças colide com camião na A8 e cai em ravina

Autocarro com 37 crianças colide com camião na A8 e cai em ravina

30 de Maio, 2025

Pub

A Rádio Boa Nova no Rally de Portugal

Os nossos livros

Rádio Reportagem


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design