Graça Silva, vereadora do Município de Oliveira do Hospital e Coordenadora da Festa do Queijo da Serra da Estrela que se vai realizar, nos dias 12 e 13 de março, considerou, esta manhã, que a realização da maior Festa do Queijo nacional “é um ato de coragem e um sinal de esperança” após dois anos de interregno devido à pandemia.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, no centro da cidade que vai ser palco do certame, a responsável agradeceu aos produtores pela “coragem e motivação” em marcar presença, apesar das dificuldades que o setor atravessa, primeiro devido à pandemia e agora devido à guerra. A inscrição de 200 expositores deu “alento” ao Município. “É sinal de que tomámos a decisão certa”, afirmou Graça Silva, considerando que este é “um regresso muito ansiado por todos”.
A edição deste ano conta com o envolvimento de “mais de mil pessoas”, entre as quais técnicos da autarquia, expositores, grupos culturais e desportivos. Os alunos do curso profissional Restaurante/ Bar do Agrupamento de Escolas e do curso de Turismo da EPTOLIVA também estarão envolvidos na promoção do património gastronómico e cultural do concelho.
Na preparação do certame, a principal preocupação recaiu “segurança dos visitantes”. À Rádio Boa Nova, Graça Silva adiantou que foi “desenhado um circuito” no recinto e espaço envolvente para a circulação de pessoas. No âmbito das provas gastronómicas, a responsável garante que os expositores foram alertados para o cumprimento de regras e, nos dias do certame, elementos da proteção civil e bombeiros vão estar a assegurar o “comportamento cívico”.
Tal como nas edições anteriores, a Festa do Queijo realiza-se no centro da cidade, no Largo Ribeiro do Amaral, e estende-se à Avenida Carlos Campos, onde estará a restauração e a exposição animal. Na tenda principal estará o rei da festa, o Queijo Serra da Estrela produzido nas queijarias do concelho.
A Festa do Queijo tem associado um programa dirigido a adultos mas também a crianças. Os 17 grupos culturais vão abrilhantar a festa nos cinco palcos espalhados pelo recinto. Este ano, vai ser inaugurado o espaço “Saberes e Sabores da Terra” no Café Central onde se vão realizar showcookings com a presença de conceituados chefs de cozinha.
Este ano, a organização voltou a apostar no “Concurso de Gastronomia” com a confeção de “pratos elaborados com os produtos endógenos” do concelho, “algo novo que possa entrar na carta gastronómica e potencializar os produtos”. Por sua vez, no concurso “A Maior Abóbora” serão atribuídos prémios para a maior abóbora, a mais pesada e para a que apresente o formato mais original. A habitual a iniciativa de confeção do maior requeijão do mundo não se vai realizar por ser propícia à aglomeração de pessoas para a sua degustação.
Durante esta semana decorre a “ Semana Gastronómica” em 26 restaurantes do concelho, que abre o apetite para a Festa do Queijo que já fez lotar as unidades hoteleiras de Oliveira do Hospital. São esperados cerca de 50 mil visitantes no certame.
O “desfile inaugural” da iniciativa que vai contar com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, vai ficar marcado pelo desfile de ovelhas e pastores do concelho, responsáveis pela produção do Rei da Festa, o Queijo Serra da Estrela DOP.
A esta altura, o apelo de Graça Silva é para que “venham e visitem” o certame que já é “marca” do concelho.